Um dos principais gastos variáveis dentro de uma empresa de transportes é com o combustível. Com a mudança constante nas bombas como resultado da crise na economia o cálculo do consumo de combustível se tornou imprescindível para manter a saúde da empresa.
A economia é a grande saída para manter a empresa de transportes de pé no cenário atual do país. Nesse sentido, o cálculo do consumo de combustível é necessário para que o gestor consiga controlar os gastos variáveis.
A conta exige que o gestor tenha em mãos um relatório de despesas do insumo, e embora seja um dado necessário nem todos os gestores possuem com exatidão a informação de consumo de combustível da frota.
Para ajudar o gestor a controlar as finanças da empresa de transportes, ensinamos aqui como fazer o cálculo de gasto de combustível. Confira!
Como fazer o cálculo do consumo de combustível
Para as empresas de transportes que já trabalham com um sistema de gestão eficiente, fazer o cálculo do consumo de combustível é uma tarefa simples. Afinal, desde que os dados estejam atualizados no software, o gestor tem acesso a relatórios completos que mostram o consumo de combustível individualmente e de toda a frota.
Entretanto, há empresas que não costumam contar com um software para este fim. Por isso, fazer o cálculo exige mais tempo e trabalho dos colaboradores.
Nesse sentido, para calcular o consumo de combustível, é preciso computar a despesa por ônibus, a conta é feita diminuindo o número de quilômetros rodados pelo veículo pela quantidade de litros gastos.
Assim, com esse resultado em mãos, o gestor consegue encontrar o valor praticado por toda a frota.
Passo a passo para calcular combustível
Mas, afinal, como fazer o cálculo de gasto de combustível?
A conta é simples: O morador deve anotar a quilometragem do veículo antes do abastecimento. O próximo passo é completar o tanque com o combustível e utilizar o insumo até entrar na reserva. Por fim, verifique a quilometragem quando precisar reabastecer.
Após conseguir esses valores, o gestor consegue descobrir a média de consumo por ônibus que compõe a frota. É preciso encontrar a média de quilômetros rodados a partir do abastecimento realizado, levando em conta:
- Média de quilometragem (MQ)
- Quilometragem depois do reabastecimento (QD)
- Quilometragem anterior ao reabastecimento (QA)
A fórmula que deve ser seguida para fazer o cálculo do consumo de combustível é: MQ = QD – QA
- Após esse cálculo, o valor da subtração deve ser divida pela quantidade de litros abastecidos, dessa forma:
- Média de consumo (MC)
- Média de quilometragem (obtida com a conta da página acima) (MQ)
- Quantidade de litros abastecidos (QL)
MC = MQ ÷ QL
Um exemplo prático: Um veículo cujo tanque de combustível tem capacidade para 300 litros de diesel. E registra o instante do abastecimento, é de 2.168 km. Após esvaziar o tanque, durante o reabastecimento, a quilometragem do veículo é de 2.768 km.
Dessa forma, se obtém:
MQ = 2.768 – 2168
MQ = 600 km
Sabendo disso, a média de quilômetros rodados naquele dia é igual a 600 km, que rodou com o tanque de 300 litros cheio. Assim, a média de consumo é:
MC = 600 ÷ 300
MC = 2 km/l
Resultado
Nesse exemplo, com o cálculo de gasto de combustível é possível saber que a empresa de transportes possui uma média de consumo de 2 km/l.
Com esse dado em mãos, o gestor tem as informações de consumo de combustível completa. Possibilitando comandar uma série de ações estratégicas que ajudam a otimizar os custos desse insumo na empresa de transportes.
Para ter essas informações de forma organizada na empresa, conte com o e-book para Gestão de Combustível. Clique na imagem abaixo para fazer o download!