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Confira como o uso de software especializado auxiliou a transportadora Unidão Transportes e Logística na expansão e crescimento das operações de transporte rodoviário e logística ao longo de sua história!
O que você vai aprender neste case?
A história da tecnologia na Unidão Transportes e Logística se encontra com a história de evolução do ERP da Praxio na região sul do Brasil. Com quase 15 anos de parceria e movimentos contínuos de atualização tecnológica, a empresa vem transformando a sua operação e expandindo sua atuação nos diferentes segmentos com a ajuda do ERP Carga e Logística da Praxio.
Aqui você vai descobrir como a Unidão Transportes e Logística (Grupo Unidão) automatizou todo seu processo de conferência de lotes e emissão de CT-es com o uso do sistema e-Tag, diminuindo o tempo do processo em 3 horas em cada operação. E vai entender como o uso do Rotograma da Praxio garantiu, entre outros, o acompanhamento da entrega com o trajeto definido, garantindo mais confiança e transparência aos seus clientes.
Vamos lá!
Sobre a Unidão Transportes e Logística:
Com uma história de mais de 50 anos, a Unidão tem como missão fornecer soluções personalizadas de alta qualidade para os clientes. A empresa dispõe de mais de 200 veículos próprios, 150 mil m² de área para armazenagem, 8 unidades de negócios espalhadas pelo país e diferentes competências logísticas que atendem os mais diferentes segmentos de atuação.
Em 2019, iniciou um importante movimento de expansão de atuação para segmentos ainda mais específicos. E conta com tecnologia moderna para uma assertividade cada vez maior nas operações, além de maior agilidade, conexão e transparência durante todo o transporte e armazenagem.
Abaixo, você vê o resultado do bate-papo interessante que tivemos com Ariegi Vasques, Gerente de TI e Tais Lorenz, Gerente de RH e Desenvolvimento Organizacional da Unidão Transportes e Logística.
Os desafios:
Como aconteceu a Parceria com a Praxio, que durou quase 15 anos?
Ariegi – A tecnologia da Praxio entrou na operação da Unidão Transportes e Logística em 2006, com a aquisição do Avacorp (ERP) que passou a integrar todas as áreas operacionais da empresa, como a contabilidade, setor financeiro e toda área comercial. A parceria com a Praxio vem acontecendo junto com a nossa evolução que, hoje, se expande para segmentos e setores do mercado que necessitam de um transporte cada vez mais especializado.
Tais – Nosso crescimento tem sido 100% suportado pela tecnologia da Praxio, que vem trabalhando na automatização dos nossos processos de forma segura e transparente não somente nos processos ligados ao ERP e TMS, mas também no sistema WMS. Hoje temos um CD com mais de 150 mil m² de área que abrigam um volume superior a 120 mil toneladas de carga.
Diferencial do ERP Praxio em relação a concorrência
O que mantém a parceria por tanto tempo?
Ariegi – A proximidade com os desenvolvedores do sistema, que sempre estiveram com as portas abertas para nós. Todo nosso movimento de crescimento é acompanhado de perto pela equipe que produz o software, facilitando muito o entendimento das nossas necessidades de adequações, ou atualizações, como no caso, agora, da migração para o Avacorp-i, a nova versão do Avacorp.
Estamos muito satisfeitos com os robôs da nova versão, que emitem de forma automática os CT-es, além da implantação do Rotograma, solução que nos garante a análise das coletas programadas, o acompanhamento da entrega com o trajeto definido…
E qual a maior diferença do ERP da Praxio para os demais que existem no mercado?
Tais – Estamos sempre muito antenados no que está acontecendo em termos de tecnologia. Nosso time de TI está sempre atento ao que há de mais relevante para a nossa operação. Mantemos nossa parceria de quase 15 anos com a Praxio, porque ainda é a melhor solução para o nosso negócio. É algo estratégico para nós.
Ariegi – Ano passado estivemos em contato com alguns grandes players do mercado de tecnologia (porque não podemos mesmo nos acomodar), o que acabou por certificar a parceria com o nosso software que é especialista no nosso setor. Esse é o diferencial. É muito bom poder falar com o desenvolvedor da Praxio, que entende a minha operação, que conhece onde está os impactos da tecnologia no nosso negócio, que sabe o que é um Ct-e, que conhece a legislação. Isso faz toda a diferença.
Tais – Nossa experiência de mercado e necessidades tecnológicas tão específicas nos tornam muito criteriosos nas avaliações do que há disponível. E não encontramos na concorrência a maior parte dos recursos que precisamos, pois são muito específicos no nosso setor.
Ariegi – Por exemplo: para entregar o que o Avacorp consegue fazer em uma única tela, vimos nos outros sistemas a necessidade de 3, 4 telas. Comparando a realização de uma mesma operação, vimos que o ERP da Praxio nos dá uma agilidade muito maior. Na questão da operação de armazenagem a grande diferença da Praxio está na integração total do WMS ao ERP. Qualquer outro sistema tem uma demanda maior de tempo (e custo) apenas para que seja feita a integração.
Resultados:
Quais foram os ganhos reais na operação proporcionado pela tecnologia Praxio?
Tais – Hoje todos nossos processos são mapeados e registrados dentro do ERP da Praxio, o que nos deixa seguros com todo nosso processo: de ponta a ponta. Desde a coleta até a entrega. Nossa missão é exatamente essa: oferecer transporte personalizado e logística com domínio de tecnologia.
Ariegi – Posso pontuar a grande melhoria que conquistamos na nossa operação de logística interna de dentro do cliente: uma coleta de material no fornecedor com entrega, por exemplo, na planta do meu cliente, que durava cerca de 3h30, hoje não ultrapassa 30 minutos com o novo sistema e-tag. Com ele, substituímos diversas etapas que eram manuais até há pouco tempo, por algo totalmente informatizado, com uso de inteligência de robôs e sem a necessidade de intervenção humana. Emitimos etiquetas com código de barras e basta sair bipando para que o conhecimento seja emitido. Ganhamos muito tempo no processo como um todo.
Porque recomenda a tecnologia da Praxio?
Ariegi – A agilidade nos processos é o ponto, na minha opinião. Acontece por causa da tecnologia especialista e por causa do atendimento próximo e diferenciado. O ERP faz uma grande otimização de telas, o que permite muito poucos cliques para emissão de documentos por exemplo. Recomendo pela especificidade no setor, por entender nossas dores e pela proximidade e rapidez com que somos atendidos.
