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Sistema em nuvem na gestão de venda de passagens rodoviárias

Para entender como utilizar o sistema em nuvem na gestão de venda de passagens rodoviárias, primeiramente é preciso entender como funciona a tecnologia e como ela pode transformar o dia a dia da empresa de transporte!

O Cloud Computing, ou computação em nuvem, é a entrega de um serviço em vez de um produto, de forma online, sem a necessidade de instalar os programas diretamente no dispositivo. Ou seja, permite o acesso de qualquer aparelho conectado à internet.

Devido à facilidade que proporciona aos usuários, a utilização do cloud computing cresce diariamente em todo o mundo, e no Brasil não podia ser diferente.

De acordo com a pesquisa “Desempenho Global sobre Computação em Nuvem”, realizado pela  BSA| The Software Alliance, dos 24 países que lideram o mercado de Tecnologia da Informação (TI) mundial, o Brasil saltou da 22ª posição, em 2016, para a 18ª em 2018, número expressivo em um mercado tão competitivo como o da informática.

Nesse sentido, a utilização do Cloud Computing também aumentou dentro da empresa de transporte de passageiros. E assim como nos demais setores, o crescimento tem a ver com as facilidades que trazem para o dia a dia de todos os colaboradores da empresa.

Cloud Computing na empresa de transportes

Uma das principais questões que fizeram aumentar a aquisição de modelos de software em nuvem é o custo-benefício que garantem às empresas de transportes. Isso porque, ao adotar o cloud service, a empresa elimina gastos com a compra de hardware, softwares, instalação e execução de datacenters locais.

Assim como a economia na aquisição do produto, a ferramenta em nuvem ainda poupa recursos com a infraestrutura da empresa, pois elimina a necessidade de racks de servidores e a energia para o resfriamento dos equipamentos. Além disso demandar equipes de TI internas para a manutenção da plataforma.

Outro benefício garantido pelo sistema em nuvem na gestão de passagens é o ganho da mobilidade. Afinal, como os dados não estão hospedados em rede local ou computador único, o gestor pode acessar de diferentes dispositivos digitais com acesso a internet, seja um smartfone, tablet ou notebook, por exemplo. Deixando assim os dados acessíveis de qualquer lugar.

Dessa forma, a produtividade dentro das empresas de transporte aumenta, já que os colaboradores podem abastecer as informações de qualquer lugar, o que melhora a comunicação entre os setores.

Nesse sentido, as informações podem ser visualizadas e editadas por várias pessoas, com alta performance e segurança. Auxiliando assim na tomada de decisões estratégicas pelos gestores, baseadas em informações abastecidas em tempo real.

Outros benefícios operacionais

A segurança é um grande benefício do sistema em nuvem. Isso porque utilizam padrões internacionais de segurança, como criptografia avançada, SSL, ISO, entre outros. Além disso, diferentemente dos backups feitos de modo tradicional, o armazenamento de dados é automático, por meio do espelhamento de servidores.

Estabilidade operacional e sistemas atualizados também representam atributos atraentes para a contratação de um software em nuvem. Dessa maneira, a tecnologia está ao favor do gestor, já que manutenção e melhorias das ferramentas são feitas pela empresa fornecedora, e atualizados de forma automática.

Sistema em nuvem na gestão de passagens

A gestão de passagens em uma empresa de transportes é um assunto bem delicado. Afinal, novas tecnologias trouxeram múltiplas formas de comercializar passagens. Concentrar os dados de todos eles pode ser uma tarefa mais difícil que parece, e o custo de gestão de venda também pode ser mais alto que se imagina.

Com o sistema em nuvem na gestão de passagens, o gestor pode controlar em tempo real a venda das passagens em diferentes canais, seja de viagem, sites, portais da web e totens eletrônicos. Assim, a ferramenta para gestão de vendas auxilia em todo o processo com eficiência e rapidez.

Tecnologia para gestão de venda de passagens

No caso do Praxio Luna, software de gestão de venda de passagens em nuvem da Praxio, ainda é possível contar com o recurso Venda Embarcada, em que o próprio motorista pode fazer a venda dos assentos remanescentes diretamente ao consumidor final. Ou seja, a gestão de vendas online é feita de forma completa, de ponta a ponta.

Tudo isso de forma automatizada, em tempo real e de forma intuitiva. Os gestores tem acesso a dashboards inteligentes com todos os dados de venda, já que as informações são extraídas e repassadas em tempo real, ficando armazenadas em nuvem, o que garante escalabilidade, segurança e privacidade.

O software em nuvem traz outra funcionalidade que facilita a rotina dos gestores. A plataforma está integrada de forma nativa com o software de gestão integrada Praxio Passageiros, que unifica todo o backoffice de sua empresa (Financeiro, RH, Compras, Marketing, etc.), e a operação logística em si.

O Praxio Luna também está integrado em tempo real com o SEFAZ (Secretaria da Fazenda), evitando prejuízo da empresa ou do consumidor caso o sistema caia durante as vendas, recurso bacana para não perder nenhum cliente.

Especialista em soluções para empresas de transportes, a Praxio traz um diferencial com o Software Luna: a empresa fornece e custeia o armazenamento em nuvem da plataforma.

Assim a empresa de transporte pode ter esse benefícios sem aumentar suas despesas. Por isso, confira aqui mais atributos do sistema em nuvem na gestão de passagens.