Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

Quer trocar de ERP no setor de transporte e logística?

Investir em um ERP pode ser a forma mais eficiente de garantir um bom resultado na transportadora. Afinal, é uma ferramenta completa que ajuda a automatizar e otimizar os processos. No entanto, muitas vezes, o software de gestão não tem a eficácia esperada, e é preciso trocar de ERP para um feito sob medida para a operação logística.

De acordo com a 4ª edição Pesquisa Panorama Mercado de ERP Brasil 2020, realizada pelo Portal ERP, dados mostram que apesar 92% dos entrevistados pela pesquisa estão satisfeitos com a solução ERP que usam. Entretanto, acreditam que o atendimento pode melhorar.

É importante ressaltar que a pesquisa revelou que 30% pretendem adquirir ou trocar o ERP, sendo que 1/3 pretende alterar ainda em 2021, sendo que as motivações para essa troca tendem a passar por frustações ligadas ao processo de implantação (22%) e pós-venda (12%).

Diante desse panorama, é importante investir em um ERP que seja referência dentro do mercado de carga e logística, e que entregue muito mais do que um software de gestão generalista. Isto é, dê conta da operação de transporte e tenha profissionais capacitados para atender eventuais demandas que surjam no decorrer da rotina na transportadora.

Do mesmo modo, também é preciso verificar o comprometimento da fornecedora de tecnologia com a implantação da solução, bem como as opções de cursos e treinamentos disponíveis sobre o sistema, uma vez que são pontos que costumam causar atritos e confusão nos primeiros meses de parceria.   

Por que investir em um ERP

A pesquisa divulgada pelo Portal ERP também revelou que 56% da motivação para o uso de um ERP passa pela Gestão da Empresa, com outros 5% apontando a redução de custos de forma específica. Além de mostrar que 10% buscam a adequação fiscal e tributária e 15% em atualização tecnológica.

Diante dessa procura, o ERP Praxio feito sob medida para o setor de transporte é a indicação certa para quem busca uma solução tecnológica que facilite a rotina dentro da empresa. Assim, é importante que o ERP ofereça recursos como a gestão de empresa e finanças, bem como a possibilidade de organização e adequação fiscal e tributária.

ERP especializado em logística

O ERP Carga e Logística ainda traz como benefício voltado para a gestão de frota, funcionalidade que permite ao gestor o controle do todos os veículos, que vai desde o a manutenção preventiva, controle de combustível e GPS com acompanhamento de rota. Essa é uma das funcionalidades que mostram o por que vale a pena investir em um ERP feito sob medida para o transporte.

Ao contratar um software genérico, não existem funcionalidades que são perfeitas para o dia a dia na logística de caminhões. Não é para menos que a pesquisa relevou que a grande maioria das empresas do setor de logística utilizam ERPs generalistas na operação o que acarreta, em 63%, dos casos a necessidade de investimento extra para customizações e personalizações


Confira algumas funcionalidades que a ERP Carga e Logística podem trazer como benefício para a sua empresa de transportes.

  • Extração e Análise de Dados

A ferramenta de Business Intelligence é um dos diferencias oferecidos pelo ERP da Praxio, que traz uma análise profunda e detalhada dos dados do ERP de forma rápida e segura.

Por meio de dashboards inteligentes que simplificam a visão dos seus resultados, é possível analisar os resultados por departamento, filial ou empresa. Bem como disponibiliza o controle total da operação com uma plataforma intuitiva.

  • Indicadores Estratégicos

Os indicadores estratégicos também disponibilizam dados como lucratividade por cliente, orçamento, resultado por veículo, gerencial por cliente e performance na entrega.

  • Migração para Cloud

O ERP Praxio é hospedado em nuvem, ou seja, pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso a internet, como tablet, notebook ou smartfone. Além da possibilidade de ser acessado de qualquer lugar, também garante a segurança dos dados importados.

  • ERP com Bancos Digitais, por meio de serviços financeiros automatizados

Além das funcionalidades anteriormente citadas, o ERP também disponibiliza funções administrativas, ou seja, possibilita fomentar a ferramenta online com dados pertinentes ao negócio. Com isso, é possível controlar gastos com folha de pagamento, a contabilidade e outras ferramentas acopladas ao sistema.

Como investir?

Com tantas funcionalidades que otimizam os processos empresariais, automatizam funções diminuindo a refação humana devido aos erros, não restam dúvidas da importância de trocar o ERP genérico por um modelo que é feito sob medida para o setor de carga rodoviária.

Para contratar um software de gestão que vá além do básico e ofereça o melhor para a sua transportadora, facilitando o dia a dia garantindo o máximo de eficiência que a sua empresa pode fornecer.

Vale a pena conhecer essa e outras funcionalidades do software de gestão integrada e veja como pode elevar a sua transportadora para o século XXI, basta trocar a sua ERP e ver o que de melhor pode te oferecer.