Você já se imaginou vivendo sem tecnologia? Sem Internet, reuniões remotas, cursos online, smartphones, GPS, PIX, aplicativo de transporte ou mesmo o caixa eletrônico? Nossa rotina é pautada pela tecnologia e os negócios também, e a transformação digital na logística é um exemplo claro!
Atualmente, a tecnologia está presente nos mais variados setores da economia e dificilmente uma empresa se sustenta sem ela. Nesse sentido, no setor logístico e de transporte rodoviário de cargas, essa tendência é cada vez mais forte. Embarcadores e transportadores que buscam eficiência, controle dos processos e alta performance sabem disso.
Portanto, a transformação digital na logística é capaz de aperfeiçoar todo o ecossistema de transporte, aumentando o controle, a integração, a automatização e a agilidade dos processos. Felizmente, sistemas como o ERP, TMS e WMS estão disponíveis para quem não abre mão da excelência operacional.
Pensando nisso, preparamos este artigo que vai trazer insights importantes e dicas infalíveis sobre como usar a tecnologia a favor da qualidade logística e, é claro, dos resultados. Quer saber qual é a importância da transformação digital na logística? Confira a seguir!
Vivemos na era digital! E o seu negócio, onde está?
O comportamento dos consumidores segue o ritmo ditado pelas transformações digitais. Por exemplo, o e-commerce brasileiro mostra que, definitivamente, estamos na era digital. As vendas online registraram faturamento recorde em 2021, somando mais de R$ 161 bilhões – um crescimento de 26,9% em comparação a 2020.
Um levantamento da Neotrust, empresa de monitoramento do e-commerce, revela que o número de pedidos aumentou 16,9%. Em 2021 foram pelo menos 353 milhões de entregas. Logo, os números impactam diretamente o setor de transporte rodoviário de cargas.
Se a vida dos consumidores vem sendo resolvida por meio de smartphones e computadores, não há como negar a influência das transformações digitais na logística. Como resultado, assim como os perfis de consumo, a rotina na cadeia de suprimentos e transportes também precisa se reinventar e melhorar seus processos.
Portanto, se sua empresa não acompanha essa tendência, terá problemas. A tecnologia está presente no atendimento, gestão, vendas, compras, gerenciamento de riscos, roteirização, emissão e envio de documentos, controle de estoques e armazéns e muito mais. Melhor ainda quando há integração dos sistemas de gestão.
Definitivamente, a transformação digital na logística já é uma realidade em muitas organizações que desejam soluções por meio de sistemas inteligentes nas cadeias de transportes, frotas e processos gerais. Esse é o seu caso?
Por que a transformação digital na logística é fundamental para a sua empresa?
É inegável: o perfil de consumo atual induz as empresas à transformação digital. Prova disso é o mercado em constante atualização. Se a empresa não acompanha, fica difícil encarar a concorrência, satisfazer e fidelizar os clientes.
Até pouco tempo, os fatores mais importantes de qualquer compra estavam atrelados à qualidade e ao preço do produto. Com as mudanças no padrão de consumo, a exigência por atendimento de qualidade e agilidade nas entregas aumentou. Clientes querem valores de frete reduzidos e encomendas com entregas cada vez mais rápidas.
Por esse motivo, se torna imprescindível uma gestão impecável, amparada por sistemas integrados, inteligentes e eficientes, capazes de otimizar os processos e garantir um atendimento sem erros. Além disso, contar com parceiros especialistas no desenvolvimento de soluções específicas para gestão é sempre bem-vindo.
Não tenha dúvidas: a transformação digital na logística é um caminho sem volta e já se tornou essencial para atender as necessidades dos clientes e manter a empresa atualizada em relação ao que o mercado está fazendo.
Como a transformação digital impacta na gestão de frotas?
A transformação digital na logística tem papel fundamental. As empresas saem na frente quando percebem a necessidade de inovação e de investimentos em sistemas e softwares específicos para a gestão dos processos na cadeia de suprimentos.
Os softwares transformaram a forma como empresas de transporte de cargas lidam com suas demandas e organizam seus inúmeros processos e documentos. A tecnologia não somente ajuda na redução de custos de fretes e agiliza entregas, mas garante às empresas do setor as condições necessárias para a competitividade.
Serviços diferenciados e gestão inteligente! É isso o que a transformação digital na logística é capaz de proporcionar.
Há uma série de soluções e ferramentas voltadas ao transporte de cargas. Softwares como ERP de gestão empresarial robusto, TMS para o gerenciamento de transportes e da frota e WMS para gestão de armazéns são o ponto de partida.
Principais dificuldades de empresas que não possuem sistemas para gestão logística
A empresa que não passa pela transformação digital tende a agravar os principais problemas de gestão de fretes. O uso da tecnologia, em especial de um sistema ERP | TMS tem como objetivo evitar as dificuldades mais comuns que toda empresa está sujeita a sofrer nesse setor.
Entre as principais dificuldades na gestão logística estão:
- Atrasos e imprevistos na entrega de mercadorias;
- Danos e má gestão dos produtos no transporte;
- Problemas de rastreabilidade e de visibilidade em tempo real;
- Informações insuficientes e defasadas;
- Erros de cobrança ou cobranças indevidas;
- Falta de controle e de apuração de resultados para medir o desempenho (relatórios);
- Erros e falhas na emissão de NF-e e CT-e, o que podem resultar em irregularidades fiscais e problemas com auditorias.
A lista de problemas vai além e quem atua no setor logístico e de transporte de cargas sabe exatamente todos os desafios que precisam ser vencidos. A questão é que algumas empresas relutam ou demoram a investir em tecnologia.
A transformação digital veio para eliminar retrabalhos e facilitar os processos. Para a gestão de fretes, um sistema do tipo TMS embarcador é a solução mais recomendada, principalmente se estiver integrado ao ERP e ao WMS.
Quais os principais benefícios de um sistema de gestão logística?
A implementação de sistemas de gestão empresarial, de frotas e de transporte oferece uma infinidade de vantagens para o negócio. Para provar que a transformação digital na logística soluciona os principais pontos críticos da operação, preparamos uma lista de benefícios. Confira:
1. Gestão integrada
Um ERP facilita a operacionalização dos processos administrativos e gerenciais, integrando informações e áreas da empresa.
Com ele, é possível alinhar a operação comercial e operacional, simplificar a escrituração fiscal e contábil da transportadora, emitir documentos fiscais, agilizar e padronizar processos, reduzir erros de digitação, aumentar a segurança e garantir praticidade nos pagamentos.
2. Redução de custos
Quem é responsável pelo setor financeiro – ou, até mesmo, pela empresa inteira – sabe que gerir os processos logísticos não é tarefa simples. Em todo caso, realizar uma boa gestão é primordial para a saúde financeira do negócio.
Falta de organização, descuidos e má administração da área de entregas são suficientes para fechar as portas e gerar dívidas infinitas. A alternativa é controlar custos sem comprometer a qualidade e o funcionamento das entregas.
Por isso, é fundamental ter conhecimento, utilizar as ferramentas corretas e, se possível, investir em consultorias.
3. Cálculos automáticos de fretes
Gestores e equipes comprometidos com a empresa e o financeiro vão escolher as melhores opções de transporte para cada ocasião, de olho nos custos do frete. Um TMS integrado ao ERP ajuda nessa missão.
Para os embarcadores, um software para a gestão de transporte auxilia em processos fundamentais, como o rastreamento de cargas.
4. Gestão de despachos
Outro fator importante que deve ser levado em consideração é a expedição. Muitos processos podem ser automatizados e agilizados com a transformação digital na logística.
O TMS embarcador faz a integração com as transportadoras para a geração de romaneio e etiquetas. São processos simples, mas que manualmente demandam tempo, trabalho e que podem ser facilitados com um sistema de gestão.
5. Auditoria de faturas
Um sistema de gestão, seja ERP ou TMS embarcador, traz uma série de vantagens, como a emissão de pré-faturas ao transportador a cada novo pedido. No ato da conferência do frete, por exemplo, é possível efetuar diversas validações. Essa funcionalidade possibilita que o gestor identifique qualquer divergência na cobrança dos fretes.
Além da função de auditoria de fatura (pré-fatura), o sistema TMS também tem a capacidade de ler as informações do CT-e. Desta forma, é possível conciliar os valores, identificando, da mesma forma, qualquer diferença nas cobranças.
6. Emissão de relatórios instantâneos
De nada adianta investir em uma transformação digital na logística se sua empresa não acompanhar e comparar resultados. Isso só é possível por meio da emissão de dados e informações exatas de cada serviço realizado.
Os relatórios emitidos são fundamentais para o gestor avaliar, tomar decisões e definir as próximas estratégias das entregas. A ferramenta possibilita a realização de um trabalho prático, eficiente e com informações úteis, relatórios e gráficos gerenciais.
7. Simplificação de processos
A logística envolve uma série de atividades, desde a negociação com fornecedores até a entrega das mercadorias. Simplificar todos os processos agiliza rotinas e permite que os profissionais, antes envolvidos em funções manuais e facilmente automatizáveis, dediquem inteligência à estratégia do negócio.
8. Mais segurança às informações
É certo que a transformação digital na logística tornou o ambiente corporativo mais seguro e produtivo. Os dados estratégicos do negócio podem ser organizados com sistemas modernos, resguardando a segurança.
Isso porque os softwares criam bloqueios e impedem o acesso de pessoas não autorizadas a arquivos e informações.
9. Satisfação do cliente
O sistema logístico aumenta a performance operacional e amplia os níveis de satisfação dos clientes. Na era digital, qualidade e agilidade nos processos e serviços são requisitos altamente desejáveis.
Fazer uma compra online e receber o produto em um curto espaço de tempo é desejo dos consumidores e, convenhamos, mais do que justifica o investimento em sistemas de gestão de transporte.
10. Melhoria da rentabilidade
As vantagens dos sistemas de gestão e de transporte incluem ganhos na produtividade e rentabilidade das operações. Afinal, processos podem ser otimizados e automatizados, o que faz com que os colaboradores possam realizar outros tipos de tarefas.
11. Eficiência no monitoramento
Um ERP | TMS não apenas automatiza e agiliza a emissão de documentos essenciais ao transporte de cargas, como também ajuda no monitoramento dos carregamentos.
A tecnologia é capaz de controlar as programações de carga conforme a capacidade da frota e a definição dos roteiros. Além disso, outra vantagem é o acompanhamento do status da mercadoria, entregas, atrasos e sinistros.
12. Gestão e automatização de armazéns
Para quem tem armazéns e estoques a gerenciar, a utilização do WMS complementa a transformação digital na logística. O software otimiza a gestão de armazéns e automatiza os procedimentos para a movimentação dos produtos a serem embarcados.
Integrado ao ERP e TMS, o WMS moderniza diferentes etapas: conferência, separação, confirmação de embarque, movimentação interna e reabastecimento, armazenagem manual, bloqueio/avaria, consulta ao estoque e inventário.
Aumente sua performance e garanta a competitividade
Em conclusão, o processo de transformação digital na logística não é mais uma escolha, é uma necessidade. Sem dúvidas, a tecnologia é uma condição para a sobrevivência das empresas no mercado.
Os benefícios do uso dos sistemas de gestão de transporte podem ser observados com o funcionamento ideal de toda a cadeia de suprimentos. Por isso, amplie seus investimentos em tecnologia, aposte na transformação digital e não deixe que a concorrência saia na frente!
Se você precisa automatizar a logística de sua empresa, melhorar resultados e reduzir custos, conheça o ERP Praxio Logística, um sistema totalmente integrado e que conta com diversos módulos.
Clique no botão abaixo para saber mais sobre a solução!