Você já ouviu falar em transporte público sob demanda? Derivado do termo em inglês “On demand”, se refere ao tipo de serviço contratado de acordo com a sua demanda, seja por mensalidade ou por pagamento avulso.
O estilo de serviço que já conquistou adeptos em plataformas que oferecem filmes e músicas encontradas em um catálogo virtual, ganhou o mercado do transporte coletivo ao oferecer um tipo de mobilidade inteligente. Nesse sentido, serviço que traz inúmeros benefícios para todas as pontas do processo, como os usuários, empresa de transportes e também para a cidade.
Em um mini-ônibus ou mini-van, com espaço para oito ou dez usuários, as empresas de transportes de passageiros oferecem itinerários com paradas personalizadas de acordo com os usuários, bem como um trajeto menor. Assim, transporta-se um maior número de passageiros por um custo mais baixo em relação ao transporte individual, e muito mais conforto e agilidade do que o transporte coletivo.
Afinal, é um formato de negócio que oferece aos usuários uma gestão de viagens muito mais dinâmicas, baseadas na oferta de serviços personalizados que conquistam cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. O transporte público sob demanda tem como objetivo otimizar a experiência do usuário, e visa complementar a oferta de transportes das cidades.
Benefícios para os usuários
Os usuários ganham como vantagem ao contratar esse tipo de serviço mais qualidade de vida. Isso porque ao contratar o transporte sob demanda, o usuário conta com paradas personalizadas, fator que acaba por diminuir o trajeto do veículo e reduzindo o tempo final de viagem.
Outra vantagem que o usuário conta é que, como transporte público sobre demanda garante a locomoção de um maior número de pessoas no mesmo veículo, o valor da viagem acaba sendo menor que o de transporte individual. E muitas vezes similar ao valor da passagem de ônibus. Fator que acaba atraindo um maior número de usuários.
Esse tipo de modal também traz diferenciais que facilitam a rotina de quem contrata o serviço, como wi-fi de banda larga, tomada e USB. A segurança também chama atenção dos usuários durante o trajeto, que podem usar smartfones e outros aparelhos com tranquilidade.
Portanto, com o transporte público sob demanda, é o fim do desconforto do usuário dentro dos ônibus e metros da cidade. Além de proporcionar assentos marcados, evitando superlotação e viagens em pé, também conta com ar-condicionado que tornam os roteiros mais agradáveis.
Vantagens para a cidade
O transporte é um dos grandes problemas nas cidades. O excesso de veículos somado as precariedades do transporte coletivo aumenta o tempo gasto no transito ou dentro dos veículos públicos sem nenhum conforto ou segurança. Por isso, é importante oferecer oportunidades que facilitem a rotina dos trabalhadores.
Porém, o impacto nas cidades vai muito além que o trânsito e o caos do transporte público. Assim, o transporte sob demanda, pode diminuir a emissão de gás carbônico, já que reduz o transporte individual pela cidade.
Bem como pode democratizar o acesso aos bens da cidade, como a locomoção para o trabalho, escola e cultura, já que reduz o tempo de deslocamentos em relação ao transporte público comum. E são mais econômicos que o transporte individual, como carro próprio ou até mesmo por aplicativos, por exemplo.
Vantagens para a empresa de transportes
Não existem dúvidas, oferecer um serviço inovador como esse é uma maneira de passar a concorrência para traz e aumentar a lucratividade da empresa de transportes. Com a alta demanda nas cidades, é evidente que o sucesso é garantido.
O grande problema é que, ao oferecer um transporte público sob demanda, é preciso contar com uma tecnologia de ponta. Isto é, para garantir a eficiência da gestão do serviço oferecido. Afinal, além de fazer a ponte entre usuário e motorista, também precisa fazer o controle de rotas e veículos.
Por isso, investir em um software de gestão integrada é importante antes de implementar o serviço. Isso porque a plataforma ERP faz a integração completa entre os diferentes setores da empresa de transportes.
Consegue juntar em uma só plataforma desde dados mais burocráticos, como o faturamento ganho pelo serviço, contas a pagar e receber, controle de horas trabalhadas dos motoristas, entre outras informações armazenadas em nuvem.
Além disso, também oferecem o controle da frota de veículos. Assim, permitindo acompanhar os itinerários, ganhos por veículo, gasto de combustível, trocas de pneus e demais necessidades para uma manutenção de qualidade. Fator que evita acidentes e futuros consertos.
A Praxio, líder em tecnologia para empresas de transportes, oferece o ERP Passageiros, um software de gestão integrada que garante agilidade nos processos internos. ou seja, recursos que colaboram com o desenvolvimento do planejamento futuro. Bem como suporte feito por equipe especializada.