Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

O que são custos logísticos e como evitar cobranças indevidas

Os gestores sabem o quanto a logística representa financeiramente para a empresa que depende do transporte de cargas. O gasto é o segundo maior, perdendo apenas para o valor gasto com a mercadoria. Para entender como é possível enxugar os custos e evitar cobranças indevidas, é imprescindível entender o que é exatamente o custo logístico.

São considerados custos logísticos gastos com armazenagem, custos de existência, custo de ruptura de estoque, custos de processamento de encomendas e o gasto transporte. Saber como gerenciar o setor de logística é crucial para a sobrevivência da empresa em um mercado competitivo e em crise.

A gestão da logística é uma saída inteligente para reduzir gastos, aumentar a competitividade organizacional e assegurar a qualidade e eficiência das entregas, se destacando em relação aos concorrentes.

Como é feita a gestão de operações de logística?

A gestão da logística de fretes pode ser realizada de diferentes maneiras. A solução mais atual para te ajudar a gerenciar as operações da sua empresa com eficiência e rapidez é o software de gestão de logística. O TMS Embarcador fica responsável por todo o controle de transporte e frete. Assim, auxiliando a diminuir os gastos desnecessários e aumentar a produtividade. Por consequência, aumentando a lucratividade do negócio.

Principais desafios

Gerenciar a logística da empresa significa lidar com inúmeros desafios diariamente. Entre as maiores dificuldades está liderar o time, garantir o fluxo da cadeia de suprimentos, montar os planos de atuação e explorar os processos.

O departamento logístico é um dos que mais dependem de estratégia. Afinal, está ligado aos demais processos da companhia. Ele fica responsável por ações como comprar insumos até a entrega do produto ao cliente. Está última função que é determinante na experiência do consumidor final.

Benefícios na gestão de operações de logística?

O primeiro benefício, sem dúvidas, está relacionado à economia financeira. Esta, que vai desde a contratação de transportadoras que oferecem o melhor serviço, como a auditoria de frete eficiente.

É importante entender que o processo de entregas dos produtos é muito mais do que o despacho da encomenda. Ele também está relacionado à experiência do usuário, culminando em novas compras, ou não. Confira as principais vantagens:

1. Custos reduzidos

Não há dúvidas: reduzir ao menor valor sem perder a qualidade é o maior objetivo do gestor. Por isso, a tecnologia pode ser a grande aliada durante esse projeto, deixando de lado possíveis erros e acelerando as ações estratégicas. Com um TMS para Embarcadores, é possível reduzir até 11% dos gastos com transporte nas empresas.

A ferramenta para gestão logística compara valores e serviços de transportadoras, garantindo o melhor custo-benefício para cada entrega.

Outro benefício é o monitoramento das cargas. Com o software, fica mais fácil gerir os inventários e rastrear os produtos desde o momento que sai para a entrega até chegar ao destino final. A possibilidade de emitir um Aviso de Recebimento, utilizando inclusive mídias como fotos para comprovação, elevam a eficiência de entregas.

Tais fatores ajudam a contornar imprevistos e gargalos na entrega de produtos. Como também monitora possíveis extravios ou roubos de carga. Além de permitir a solução de qualquer problema que surja no decorrer da entrega.

2. Retenção de clientes

Seguindo o padrão de qualidade durante a entrega dos produtos, fica mais fácil fidelizar os clientes. Afinal, o consumidor aguarda ansioso pela entrega , e não é frustrá-lo pode ser determinante para que ele não volte a fazer negócios na mesma empresa.

Mapear os hábitos de consumo e descobrir o perfil do consumidor também é indispensável para fidelizar os clientes. Assim, é mais fácil acertar nas compras de insumos, planejar estratégias e garantir que os estoques estejam sempre abastecidos. Dessa maneira, evitando a falta de mercadoria para o cliente. Ou até mesmo ter o excesso de produtos armazenados, que pode perecer se tiverem prazo de validade.

3. Conferência de frete

Outro recurso disponibilizado pelo TMS Embarcador é a auditoria de frete, um dos grandes desafios na gestão da logística. O software confere automaticamente se os valores de fretes estão conforme o negociado e alerta todas as inconsistências. Assim, evitando despesas relacionadas a pagamentos indevidos.

A tecnologia tem uma visão abrangente de toda a distribuição, acesso rápido ao tracking da carga e uma timeline enriquecida de cada entrega. Os benefícios integram a vários sistemas de pagamento para garantir que você realize a auditoria de frete com muito mais segurança e praticidade.

O sistema também gerencia o CTes (Conhecimento de Transporte Eletrônico) envolvidos na operação. Trata-se do documento fiscal obrigatório e de grande importância na operação, tanto para o Fisco quanto para as transportadoras. Portanto, qualquer inconsistência nesta etapa pode gerar multas, apreensões de mercadoria ou mesmo despesas indevidas com o transporte.

Aposte em um software de gestão logística

Ao contratar um sistema como o Praxio Embarcador, o gestor garante maior facilidade diante dos processos logísticos. Assim, é possível identificar e contratar as melhores opções de frete. E não perder dinheiro devido a inconsistência na operação e emissão de CTe.

O monitoramento em tempo real também é um benefício apresentado pelo TMS Embarcador da Praxio, Isso porque ele garante ao gestor uma visão consolidada de toda a distribuição. isso inclui informações sobre o prazo e o status da entrega, que podem ser compartilhadas com seus clientes.

Em resumo, com tantas vantagens, fica evidente como o software facilita todo o processo logístico. Afinal, supre todas as etapas que compreendem o deslocamento de produtos do embarcador. Desde a escolha, contratação até finalizar a entrega com o consumidor final.