Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

O que o ERP pode fazer pelo seu setor contábil?

O setor contábil é aquele responsável por realizar toda a verificação e análise das movimentações financeiras da empresa e por isso, precisam ser as mais eficientes possíveis.

Isso porque é um departamento que influencia todo o funcionamento da empresa, pois é responsável por toda a parte tributária. Além disso, determina a necessidade do armazenamento dos documentos fiscais e manutenção das obrigações da companhia junto ao Fisco.

Para quem busca uma alternativa mais ágil, que permite otimizar os processos internos, a ERP (Enterprise Resource Planning) apresenta diversas funcionalidades para o setor, de maneira que ajuda na produtividade do trabalho de cada funcionário.

Além disso, ainda garante melhores resultados para a sua empresa, já que não depende de trabalho humano e por ser totalmente automatizado elimina retrabalhos. Confira as dicas de como o ERP pode revolucionar o seu setor contábil.

Automação de tarefas e relatórios

Uma das principais tarefas de um sistema de gestão é a automação de tarefas como a emissão de Documentos como o DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) e a Nota Fiscal Eletrônica.

A vantagem em relação a forma normal é o tempo para emissão, que podem levar horas, e impactar negativamente todo o setor. Já feito de forma automatizada, não precisa de intervenção humana, é feito na hora e poupa um bom tempo do tempo de trabalho dos colaboradores.

Segurança da informação

A Lei Geral de Proteção de Dados trouxe uma série de obrigações e recomendações para as empresas que precisam de maior cuidado com as informações dos clientes. E o ERP pode ser a solução para se adequar as novas normas. Isso porque além de automatizar processos também garante maior segurança das informações.

Por ser hospedado em nuvem, garante segurança no armazenamento de documentos e maior facilidade na hora de buscar informações, diferentemente dos antigos arquivos de documentos de papel. É hora de dizer adeus as salas usadas para guardar papelada.

Tomada de decisão

O ERP contábil também é responsável por fornecer analises completas do setor contábil, garantindo ao gestor o acesso a gráficos e relatórios em tempo real, o que proporciona ao gestor informações mais precisas da empresa.

O panorama traz dados da margem de lucro, ticket médio, receita total, dados referentes ao recolhimento de impostos. Tudo isso ao alcance de um clique em smartfones, tablets ou no próprio computador.

Integração da contabilidade com outros departamentos

A falta de integração entre os outros departamentos com a contabilidade pode gerar muita ineficiência em uma empresa. Para mitigar esse problema, O ERP pode promover um maior intercâmbio de informações entre os setores, principalmente o financeiro e o de vendas.

Inteligência de dados

O ERP permite fazer predições com elevado grau de precisão. Ou seja, as informações dadas pela ferramenta ajudam o gestor a oferecer novas estratégias de negócios, isso porque permite fazer o cruzamento dos dados e de correlações relevantes entre eles.

Como contratar um ERP

É indiscutível as vantagens que a ERP traz para o setor contábil da sua empresa, não é mesmo? Além desses benefícios, também oferece funcionalidade para outros setores, como o departamento de recursos humanos, armazenamento de estoque, controle de frota, entre outros setores que demandam muito dos colaboradores da empresa.

Ou seja, ao contratar um ERP você otimiza os processos e poupa tempo dos seus funcionários, permitindo que eles utilizem as horas de trabalho para tarefas mais difíceis e que demandam bem mais tempo.

Vale a pena conhecer todas as outras funcionalidades do ERP e como pode otimizar a sua empresa, seja ela de transporte de carga e logística ou de passageiros. Converse com um dos nossos consultores e descubra tudo o que o ERP Praxio pode fazer pelo seu negócio.