Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

O que é e por que usar o TMS Embarcador para fazer gestão de frete?

Você já conhece o software TMS embarcador? A sigla TMS, que vem da língua inglesa, quer dizer Transportation Management System. Ou então, traduzido para o português: Sistema de Gerenciamento de Transportes.

Trata-se de um sistema completo feito sob medida para empresas que lidam com transportes de cargas. Quando voltado ao embarcador, esse sistema atende às indústrias e ao e-commerce para fazer gestão de frete referente ao deslocamento e entrega de suas mercadorias.

A gestão de frete tem como finalidade aprimorar a qualidade e a produtividade de todos os processos de movimentação e distribuição. Fatores importantes quando pensamos em um país em que a crise financeira prejudica toda a cadeira produtiva.

Prova disso são os dados sobre que refletem o resultado do comércio varejista em abril de 2019, que caíram 0,6% em comparação ao mês anterior. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E retrata o pior resultado para meses de abril desde 2015.

A queda é efeito da crise, que tem forte impacto sobre este setor. Portanto, é importante buscar maneiras de aumentar a margem de lucro sobre o serviço prestado pela transportadora.

O TMS embarcador pode ser a saída para reduzir custos indevidos com frete e recuperar o fôlego mesmo em um mercado em recesso. Confira como aplicar o sistema de gerenciamento de transportes e de que forma esse investimento pode impactar positivamente na retomada econômica da sua empresa:

TMS embarcador e a gestão planejada de fretes

Uma das vantagens do TMS embarcador é que pode ser integrado ao ERP já em funcionamento na empresa. O que contribui para o gerenciamento completo das mercadorias, desde simulações de custos com a transportadora até a parte logística.

O software fica responsável por atividades como o monitoramento de entregas, emissão de documentos e conferência de CT-e, por exemplo.

O TMS embarcador é indicado para três perfis empresariais: Empresas que utilizam transporte de terceiros; Empresas com frota própria e operadores logísticos.

 

Entenda os benefícios

Para entender a necessidade de otimizar o gasto com o transporte, basta analisar os dados sobre custos da logística em uma empresa. Segundo estudo realizado pela Fundação Dom Cabral divulgado em abril de 2018, os gastos com logística consomem 12,37% do faturamento das empresas. O valor subiu em relação a última pesquisa feita pela fundação, em 2015, quando o percentual era de 11,73%. A diferença representa R$ 15,5 bilhões a mais do que no estudo anterior.

Porém, investir na TMS para auxiliar na gestão do transporte da empresa embarcadora pode ser a solução para diminuir os gastos com transporte. Por isso, separamos cinco benefícios de implementar a plataforma de gestão de fretes:

  1. Cálculos automáticos de frete

Calcular os valores de frete é um desperdício de tempo e mão de obra. E nem sempre é garantia de encontrar as melhores soluções para sua empresa. Uma das funções do sistema TMS embarcador é poupar o trabalho com o cálculo e comparação entre as transportadoras.

A plataforma de gestão de fretes analisa de forma eletrônica as estratégias logísticas para cada tipo de viagem por meio de informações via tabelas de fretes e prazo agendado. Dessa maneira, te ajuda a encontrar o melhor custo-benefício em menos tempo.

  1. Automação do monitoramento

Não é segredo: devoluções e reentregas acabam prejudicando o custo logístico. Entretanto, o TMS embarcador tem como função acompanhar o andamento das entregas. Desde a emissão da Ordem de Coleta, a confirmação da transportadora e a situação de cada Nota Fiscal.

Assim, é mais rápido e fica mais fácil gerenciar imprevistos e garantir agilidade às entregas, mesmo quando ocorre qualquer imprevisto.

  1. Relatórios mais precisos

O TMS embarcador permite fazer o acompanhamento completo de cada entrega. Com os dados, o software gera relatórios e gráficos para um dashboard que auxilia na tomada de decisões estratégicas.

Assim que é emitido o aviso de recebimento, a plataforma importa essa informação e já consta no sistema. O mesmo acontece caso haja algo errado com a entrega. Se, por exemplo, um cliente mudou o endereço, é possível importar imagens para a plataforma da situação do endereço errado para comprovar o equívoco.

O aviso pode ser enviado via e-mail, app, EDI, etc. Isso porque plataforma faz essa importação e centraliza os dados para melhor gerenciamento de informações.

 

Gestão de auditoria e frete

A ferramenta de gestão para embarcadores da Praxio ajuda a gerenciar de forma intuitiva os fretes contratados pela empresa. O Praxio Embarcador fica responsável por toda a gestão durante o processo de contratação de fretes, desde a cotação e planejamento do embarque até a entrega.

Além do monitoramento completo de cada uma das viagens, a plataforma também realiza a auditoria de frete. Ou seja, recurso que permite a identificação de possíveis divergências, conciliando a informação dos CTes aos dados de toda Ordem de Coleta aceita pela transportadora.