Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

5 Aplicações da Inteligência Artificial no Transporte

Você sabe como é aplicada a Inteligência Artificial no Transporte? Também chamada de A.I. (Artificial Intelligence), se trata de um ramo de pesquisa da Ciência da Computação. Ela tem a função de desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que simulam o raciocínio humano de forma autônoma.

Apesar de remeter a filmes futuristas, faz tempo que a Inteligência Artificial deixou de ser ficção cientifica. Na verdade, a Inteligência Artificial já está sendo inserida de diferentes formas no dia a dia.

Ela varia desde a aplicação na área jurídica, como em ramos da saúde, indústrias, agricultura. Assim como nos demais setores, a Inteligência Artificial também é difundida dentro do ramo dos transportes, para garantir maior produtividade e aprimorar os resultados.

Mas você tem ideia de como é possível inseri-la no dia a dia da sua transportadora? Confira dicas que auxiliam a aproveitar essa tecnologia na sua empresa:

Análise de dados

A Inteligência Artificial pode ser implementada na transportadora com para aumentar a produtividade. Isso porque o sistema compila os dados em tempo real, e analisa as experiências diárias e padrões das movimentações. O que facilita o gerenciamento detalhado de cada procedimento.

A principal característica da Inteligência Artificial no transporte é que o sistema trabalha de maneira autônoma, sem a intervenção de uma pessoa no processo. Tal característica ajuda a poupar recursos da empresa. Ou seja, reduz a necessidade da contratação de funcionários que antes eram responsáveis por essa análise.

Além disso, o sistema dispõe de uma memória que importa todos os dados inseridos e gerados. Com essas informações, é possível planejar processos da transportadora, diante das atividades das duas pontas mais importantes do negócio: clientes e funcionários.

 

Fique à frente da concorrência

Ao analisar todas as experiências geradas pela transportadora, fica bem mais fácil perceber o que vem, ou não, dando certo dentro da empresa. Isso resulta em relatórios que auxiliam na tomada de decisões.

Com todos esses dados já analisados em mãos, fica mais fácil estar à frente das transportadoras concorrentes. De maneira que possa o manter táticas que funcionam e implementar novas estratégias. Além de ter um panorama completo que ajuda a aprimorar os serviços prestados, otimizando a experiência do consumidor, fidelizando os clientes.

Controle a frota e os motoristas

Outro benefício que vale a pena ressaltar quando o assunto é Inteligência Artificial na transportadora se refere ao controle da frota. Com o sistema automatizado, é possível saber onde estão os veículos e as cargas. Como também controlar o horário dos motoristas e horas extras feitas.

O recurso é ainda mais útil se levarmos em conta a importância de garantir o cumprimento das leis em vigência, como a lei de nº 13.103/2015, que controla a jornada de trabalho dos motoristas.

Aprimore a logística

Ao controlar a frota, existe outro beneficio além do cumprimento das leis em vigência. Com ele, é possível melhorar a logística das entregas de cargas.

Isso acontece porque o software consegue cruzar as informações e itinerários para otimizar as entregas, diminuindo as viagens.

 

Aumente a rentabilidade

Embora não exista uma fórmula certa para garantir o lucro do seu negócio, a Inteligência Artificial pode ajudar a aumentar a rentabilidade da transportadora. Afinal, possibilita o controle do fluxo de caixa, por meio de análise de planilhas e de gastos.

Além do fluxo de caixa, também auxilia a reduzir os custos da empresa. Quando aplicada na área financeira da transportadora, a Inteligência Artificial permite enxergar gastos desnecessários, a fim de reduzir possíveis escoamentos no caixa da empresa.

O raio-x mostra um panorama completo de tudo o que entra e sai, mostrando assim o que pode ser feito para garantir uma economia mais saudável.

Inteligência Artificial no Transporte

Com tantos benefícios assim, não há como não ficar tentado a contratar um sistema de Inteligência Artificial para sua transportadora, não é mesmo?

Para um controle efetivo da sua transportadora, invista em um software de gestão inteligente. Que possa te ajudar não só a administrar todos os setores da empresa, mas a aumentar o faturamento e desempenho do seu negócio.

As soluções Praxio foram desenvolvidas pensando nos processos característicos que envolvem o dia a dia de uma transportadora. O EPR de Carga e Logística estimula a eficiência das tarefas da transportadora e reúne os benefícios do BackOffice, TMS e WMS de forma simples e intuitiva.