Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

Como a gestão integrada do transporte de cargas impulsiona a satisfação dos clientes

A gestão integrada do transporte de cargas pode ser a ajuda que você precisa para profissionalizar sua transportadora. Responsável pelo gerenciamento dos dados de todos os setores da empresa, trata-se de uma ferramenta que integra as diferentes áreas da empresa de maneira inteligente. Nesse sentido, sua função é otimizar as tarefas e organizando as informações.

O que o sistema de gestão integrada oferece?

Integrando todos os setores da empresa, o Sistema de Gestão Integrada unifica processos como: qualidade, gestão ambiental, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social.

Assim, ao unir os diferentes departamentos em uma só ferramenta, a gestão passa a ser mais eficiente. Isso porque o software oferece como benefícios como garantir o respeito ao meio ambiente, saúde, segurança dos colaboradores. Além disso, contribui para a satisfação do cliente.

No mercado, um dos tipos mais comuns de sistemas de gestão integrado é o Enterprise Resource Planning, ou ERP, que é feito sob medida para o planejamento empresarial. O software é dividido em três partes: a aplicação, o banco de dados e o framework.

Dessa forma, ele apresenta funções como o acompanhamento, controle e análise de todos os departamentos. Ou seja, unindo a parte fiscal e financeira até o RH das empresas. Bem como fica responsável por controlar os recebimentos de receitas, pagamento de despesas e tributos, garantindo maior eficiência durante os processos.

É importante saber que, atualmente, a tendência é que os sistemas de gestão sejam feitos sob medida para cada segmento de atuação. Por exemplo, em uma empresa de transportes, o ERP garante total visibilidade e controle de sua operação. Por isso, confira alguns benefícios garantidos pelo software de gestão logística do transporte de cargas.

Benefícios do Sistema de Gestão Integrada para o cliente

O sistema de gestão integrada permite a emissão rápida da CTE, o que faz com que a mercadoria saia mais rápido, e por conseqüência chegue antes até o consumidor final. Dessa forma, o sistema reduz as burocracias, economizando o tempo dos funcionários e garantindo uma entrega mais rápida para o cliente.

A qualidade de serviço também é garantida pelo ERP. Isso porque o sistema de gestão prevê o controle de manutenção preventiva dos veículos, o que provoca uma diminuição dos riscos de acidentes e dos danos causados nos produtos. Bem como reduz falhas que podem gerar atrasos no prazo de entrega.  

Além disso, outro atributo do sistema de gestão integrada é a gestão de armazenagem, que garante o controle e acompanhamento do estoque. nesse sentido, a automatização do armazém faz com que produtos cheguem no tempo certo, incluindo os perecíveis.

Para o cliente, o ERP traz também como diferencial o controle da mercadoria pelo motorista.  Ou seja, se uma mercadoria está quebrada, é possível que o colaborador da empresa alerte pelo sistema via aplicativo no celular, facilitando a substituição do produto o mais rápido possível, sem prejudicar a empresa contratante.  

Já o monitoramento realtime de veículos em rotas de viagem possibilita que o cliente veja em tempo real quando o produto vai chegar no destino final, evitando falhas durante a logística.

O sistema de gestão integrada também tem como atributo facilitar o controle de documentos fiscais. Por isso, todas as etapas da emissão dos documentos fiscais e integrações são gerenciadas por robôs e sem intervenção humana, o que garante menor índice de erros. Do mesmo modo, emissão de documentos para transporte nacional e internacional também é feita por meio do software de gestão.

Sistema de Gestão Praxio

Especialista em tecnologia em gestão de logística, a Praxio tem mais de 30 anos de mercado, e oferece para as transportadoras e empresas de logística um sistema de gestão integrada feito sob medida, aumentando a compreensão da operação de sua empresa até a última linha do balanço.

O ERP para o Transporte de Carga, Logística e Armazenagem conta com inteligência artificial que automatiza o processo e dispensa a intervenção humana.

Assim, permite a visualização e coordenação das atividades da empresa, desde o controle de custos até a satisfação do cliente, possibilitando obter o difícil equilíbrio em um mercado competitivo e de margens apertadas.

Conheça outras vantagens da ERP Praxio Carga e Logística para otimizar o processo logístico e aumentar a satisfação dos clientes.