Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

Frota própria ou terceirizada: qual é melhor para a gestão logística?

Existe uma dúvida que permeia as empresas que dependem de transporte de cargas: terceirizar ou não a frota de caminhões? A decisão deve se amplamente analisada. Afinal, envolve diversos aspectos que influenciam na gestão logística e na economia da empresa.

O tabelamento do frete trouxe uma nova tendência para o mercado. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2018, houve aumento de 46,8% no segmento de transporte de carga em 2018 em relação a 2017. Ainda de acordo com a entidade, a expectativa é de um crescimento nas vendas de 15,4% em 2019.

O aumento reflete a grande procura de veículos para atender as demandas internas das empresas. No entanto, nem sempre essa é a melhor alternativa. Isso porque o gestor precisa analisar as vantagens e desvantagens da terceirização antes de implementa-la na gestão logística. Confira algumas informações que ajudam a tomar essa importante decisão.

Frota terceirizada

Para muitas empresas, terceirizar a frota de veículos é a garantia de um bom funcionamento das empresas, e representar uma economia significativa. Além de terceirizar os veículos, também terceiriza toda a operação – e dor de cabeça que isso pode envolver. Confira algumas vantagens para a gestão logística:

1. Adeus aos problemas

A terceirização da frota é uma forma de eliminar algumas responsabilidades que o processo de entrega exige. Seguir os regulamentos de transportes e as contratações de funcionários nem sempre é uma tarefa fácil, já que pode gerar multas e processos.

Por isso, contratar uma transportadora terceirizada pode ser uma boa saída para evitar problemas com funcionários, folhas de ponto e outros problemas desse teor.

2. Tempo dedicado à sua expertise

A gestão de fretes não é uma tarefa simples, afinal, é preciso se preocupar com a monitoração dos veículos, cuidados com a manutenção e documentação dos caminhões. Mesmo com um setor responsável, o gestor precisa estar presente nas tomadas de decisões.

Ao terceirizar a frota, sobra mais tempo para se preocupar com a gestão do negócio, a fim de criar novas estratégias para o sucesso.

3. Economia de capital operacional

Que tal investir o capital da empresa em setores estratégicos? Direcionar a verba gasta com uma frota própria para o departamento de inovação ou desenvolvimento é uma forma de utilizar os recursos da empresa para melhorar os produtos e se diferenciar num mercado competitivo como o brasileiro.

4. Transparecer profissionalismo

Se a especialidade da empresa não tem a ver com transporte, não existem motivos para manter esse setor dentro da empresa. Afinal, terceirizar a frota nesse caso vai representar oferecer aos clientes profissionais de logística especializados no serviço de entrega.

Os clientes costumam entender isso como uma preocupação a mais com a qualidade do serviço prestado, mostrando eficiência e responsabilidade.

 

Desvantagens de terceirizar a frota

Terceirizar a frota também tem desvantagens para a empresa contratante:

  • Ao terceirizar a frota de veículos, você não garante nenhuma exposição da sua marca nas ruas.
  • Algumas transportadoras restringem a quantidade de mercadoria, o que pode ser negativo, caso comercialize itens grandes.
  • É preciso ficar atento à transportadora contratada. Só assim é possível garantir que conte com veículos em ótimo estado de conservação e não colocar em jogo a reputação da sua empresa. Isso é importante, pois ao terceirizar uma frota a reputação da marca acaba nas mãos de outras pessoas, e é importante que reflita os valores da empresa.

Frota própria

Como o próprio nome diz, a frota própria se refere a veículos que pertencem à própria empresa. Ou seja, todos os aspectos que envolvem a operação dos veículos são gerenciados por equipes internas da própria empresa.

Entre as vantagens para a gestão logística, estão:

1. Publicidade gratuita

Com caminhões circulando pela cidade com o logo da empresa, fica mais fácil impactar novos consumidores. É importante lembrar que isso só é valido se os veículos tiverem em bom estado de conservação.

2. Flexibilização

Uma frota própria permite flexibilizar a agenda e atender uma alta demanda, diminuindo as chances de atrasos nas entregas. Assim, fica mais fácil oferecer um serviço customizado aos clientes. Porém, se não tiver uma boa gestão de frotas, pode ser uma grande desvantagem.

3. Atendimento ao consumidor

Se a empresa preza por excelência no atendimento ao cliente, investir na sua própria frota permite que você e seus transportadores construam uma relação mais pessoal com seus clientes.

Desvantagens da frota própria

  • Em um primeiro momento, manter o controle de toda a operação de forma centralizada até passa a impressão de controle total do processo. Porém, nem sempre isso é uma vantagem para a empresa.
  • A gestão da frota própria acarreta um gasto alto com manutenções preventivas e até corretivas. Além do custo com seguradora e documentação dos veículos. Vale lembrar que o dinheiro investido no veículo próprio não volta totalmente para a empresa no caso da venda do caminhão, já que existe uma grande depreciação do bem.
  • Outra desvantagem é em relação ao custo com funcionários. Além do gasto com motoristas, também é preciso se atentar as leis do motorista (Lei 13.103/2015), que assegura e regulamenta a profissão. Como também é necessário investir na contratação de profissionais que comandem a gestão de fretes.
  • Exige alto investimento, com a aquisição de caminhões, contratações, estrutura, etc.

 

Como decidir?

Ao analisar vantagens e desvantagens da terceirização ou frota própria, fica mais fácil optar por um tipo de operação. É preciso colocar na ponta do lápis todo o investimento das duas formas de atuação. Do mesmo modo, avaliar as necessidades de logística e transportes da sua empresa e ver o que funciona melhor para o seu negócio.

Em conclusão, a frota própria possibilita total controle das operações da sua empresa, mas exige grande investimento prévio e a longo prazo. Já a frota terceirizada é mais econômica, além de poupar todas as preocupações com transporte.

 

Nós te ajudamos!

O Praxio Embarcador é a opção certa para quem precisa de ajuda para a terceirização do frete, e ajuda a eliminar as principais desvantagens de optar pelo tipo de operação.

Por meio de telas inteligentes em um sistema eletrônico, o TMS Embarcador da Praxio ajuda a encontrar as melhores opções de frete, identificando os melhores serviços e custos disponíveis. O sistema também permite acompanhar todo o processo e etapas contratadas, incluindo informações automáticas sobre o prazo e status da entrega.

O Praxio Embarcador confere automaticamente se os fretes estão conforme o negociado e alerta todas as inconsistências. Essa ferramenta evita despesas e pagamentos indevidos. A auditoria é feita de forma integrada aos vários sistemas de pagamento, para garantir que você realize a auditoria de frete com segurança e praticidade.