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Fidelização de clientes no Transporte Rodoviário de Cargas

Em tempos de modernidade, um dos maiores desafios para as transportadoras é a fidelização de clientes no transporte rodoviário de cargas.

Mas, afinal, por que conquistar clientes pode ser tornar uma adversidade para os gestores? O motivo é simples: atualmente, o cliente avalia tudo aquilo que vê e consome, em todos os segmentos, em tempo real e a todo o momento.

Além disso, com as redes sociais e outros meios digitais, é possível tomar como base a avaliação de amigos e outros clientes, dos menores cargos à gerência da embarcadora – e até os clientes da embarcadora, ou seja, aqueles que receberão a mercadoria transportada.

Tal avaliação pode ser benéfica ou maléfica, pois é a reputação da empresa que está em jogo. Dessa maneira, as avaliações positivas são a porta de entrada para a fidelização de um cliente. A fidelização representa, antes de tudo, uma conquista. E é essa a conquista que pode trazer rentabilidade ao seu negócio.

Significa que o seu serviço é tão bom, e foi tão bem avaliado por diversas pessoas, que o cliente terá o desejo de perdurar os negócios com a transportadora, renovando o contrato quantas vezes for necessário.

Este conceito se difere da avaliação, pois, neste caso, o cliente pode gostar do serviço, porém não fechar futuros negócios com a sua empresa. Para entender como chegar à fidelização, portanto, é preciso saber alguns conceitos do consumidor moderno e como atuar no mercado.

Vamos elencar abaixo alguns deles:

Conheça o cliente

A primeira pergunta que todo gestor de transportadora deve colocar em pauta é: o que a minha empresa pode oferecer de diferente ao meu cliente?

A pergunta é objetiva, e a resposta, muito complexa. Isso porque o segredo está em conhecer a fundo o seu cliente, e entender o que ele deseja, bem como o que espera de uma empresa na hora de contratá-la.

Afinal, conhecer o seu cliente não é apenas colher informações básicas, como nome da empresa, o que transporta e o destino da carga. É preciso ir além!

Portanto, é importante tomar conhecimento dos pedidos mais básicos aos mais complexos, e oferecer soluções que esteja ao alcance das duas partes.

Nesse sentido, cada cliente tem diferentes tipos de mercadoria, e entender as suas particularidades e colocar em prática as suas demandas abre os caminhos para conquistar a sua confiança.

Faça um atendimento diferenciado

Com as avaliações constantes, o atendimento deve ser diferenciado, cada vez mais. Afinal, nenhum cliente vê a indiferença com bons olhos, e o atendimento ruim é fator decisivo de escolha entre a sua transportadora e seus concorrentes.

Para alcançar a fidelização de clientes no Transporte Rodoviário de Cargas, a disponibilidade de frota deve ser prioridade. Ter os melhores caminhões à disposição do cliente para realizar os diferentes tipos de transporte faz toda a diferença.

Outra opção interessante é oferecer aquilo que a concorrência não tem. Hoje, com softwares de gestão específicos para transporte de cargas, baseados em computação na nuvem e Internet das Coisas, é possível, por exemplo, mostrar a localização geográfica exata de sua carga, gerar avisos de recebimento e garantir agilidade no segmento.

Nesse sentido, a automatização feita por robôs do próprio sistema elimina a necessidade de intervenção humana e garantem rapidez na emissão e controle de documentos fiscais, entre outras tarefas operacionais no setor rodoviário de cargas.

Comunicação simples e objetiva

Ao se comunicar com o cliente, mantenha a linguagem mais simples e objetiva possível. Sem “pegadinhas” ou rodeios. Honestidade em primeiro lugar.

Dessa forma, o cliente não se sente enganado pela sua proposta, com melhores chances de contratar o seu serviço em vez de recorrer ao concorrente.

Cumpra a demanda no prazo

Os clientes vivem diferentes realidades de mercado, o que resulta em diferentes tipos de carga transportada.

Portanto, é preciso se adequar e otimizar os processos ao máximo, evitando desperdícios, extravios e outros transtornos.

Um cliente sente segurança na sua operação quando os produtos são entregues no prazo estipulado. Assim, atrasos e extravios estão fora de cogitação, e são fatores decisivos para a sua perda de credibilidade no mercado.

Treine os colaboradores de sua empresa

Os processos de sua empresa devem ser ágeis e eficientes, principalmente aqueles que envolvem comunicação entre colaboradores e clientes.

Portanto, os colaboradores da sua empresa devem estar preparados para todas as situações. Invista em treinamentos para qualificar estes profissionais, que assim podem realizar um melhor atendimento.

Mantenha um padrão de qualidade

A fidelização de clientes no transporte de cargas também pode ser complexa ao gerenciar os serviços prestados por todas as filiais da transportadora. Todas devem estar integradas para que a operação não sofra com a falta de informação, que também gera atrasos e mal-entendidos.

Assim, é preciso garantir a unificação entre matriz e filiais da transportadora, equilibrando o controle das finanças de cada uma delas e a eficiência do serviço prestado por todas.

Tenha tecnologia de ponta à sua disposição

Para melhor atender o seu cliente, é indispensável investir em tecnologia de ponta que esteja a sua disposição. O sistema ERP Carga e Logística, da Praxio, é específico para o transporte rodoviário de cargas e uma boa alternativa para transportadoras.

Além de automatizar processos diários da empresa, é possível identificar e monitorar todos os indicadores da empresa. Podendo, por exemplo, compartilhar informações com o embarcador, como veículos que faturaram, quilometragem rodada e disponibilidade de veículos, por exemplo.

Ou seja, investir em ERP cria uma vantagem estratégica e aumenta a qualidade do atendimento e eficiência dos serviços prestados pela sua transportadora, minimizando erros e falhas humanas. 

Quer conhecer mais sobre soluções Praxio? Entre em contato conosco!