Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

Escolha o melhor software para transportadora

A tecnologia é uma grande aliada para otimizar os processos dentro das empresas. E, no caso das transportadoras existem softwares que foram feitos sob medida para as necessidades das empresas de carga.

Pensados para o segmento de carga e logística, existem algumas plataformas digitais que são perfeitas para o dia a dia dentro das transportadoras, auxiliando em demandas do dia a dia, como armazenagem ou até mesmo controle de frota.

Porém, você sabe para que servem e como funcionam cada um dos softwares para transportadoras? Confira mais detalhes sobre cada um dos principais programas e suas facilidades.

Software de gestão de frota

Imagina só poder gerenciar a frota de veículos da sua transportadora ao alcance de um clique? Um software de gestão de frota permite analisar o consumo de combustível, gastos com pneus, combustível e manutenção, multas e EPis.

Outra funcionalidade é que o software é fazer a gestão de manutenção. A ferramenta indica marcas, tipos e modelos adequados de peças para cada veículo, equipamentos para atender necessidades de acordo com o histórico de manutenção, consumos e gastos, entre outros. 

TMS Transportador

O TMS, sigla de Transportation Management System, é conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte e abrange outras áreas dentro da empresa, como a área comercial, financeira, operacional e fiscal.

O sistema funciona por meio de módulos, que permitem administrar e controlar os processos dentro da empresa, que vão desde a emissão de documentos fiscais, setor de compras, movimentação bancária, emissão de boletos e fatura, entre outras demandas. Proporcionando assim maior agilidade operacional, evitando retrabalhos e maior foco nas operações.

Emissor de documentos fiscais

Embora seja um software disponível com integração ao TMS, também pode ser adquirido individualmente. A função dessa ferramenta é facilitar a emissão de documentos fiscais como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manifesto de Documentos Fiscais (MDF-e). Ao contratar uma ferramenta que faz essa emissão, o gestor livra a transportadora de possíveis multas, já que a emissão destes documentos é obrigatória. 

Além de permitir a emissão das notas, também faz o envio de XML e DACTE, bem como o cálculo de impostos automáticos, e cancelamento de CT-e e Carta de Correção.

Gerenciador mobile de entregas

Com essa ferramenta o gestor pode acompanhar toda a viagem do veículo, recebendo informações em tempo real de eventos e ocorrências pelo tablet ou smartfone. Funcionando por meio de uma conexão entre o motorista e a Torre de Controle Logístico. Outra vantagem é garantir o controle dos veículos, acompanhando cada entrega. E como permite integrar o aplicativo aos softwares administrativos e operacionais, facilita ainda mais a rotina do colaborador que pode acompanhar a frota e ocorrências. 

Software de gestão integrada

Contratar um desses softwares anteriormente citados pode apresentar a vantagem de ser mais acessível diante do ERP – Enterprise Resource Planning, software de transporte que faz garante o planejamento de recursos da empresa.

Porém, esse software apresenta uma grande vantagem diante dos outros – disponibiliza as ferramentas de gestão de frota, emissão de documentos fiscais, TMS e gerenciador de entregas em uma única plataforma.

Ou seja, além de integrar toda a comunicação e operação da transportadora em um software de gestão, o que facilita a leitura de informações já que também conta com a ferramenta de Business Intelligence, que garante uma analise aprofundada de tudo o que está acontecendo na empresa.

Também oferece recursos que permitem um maior controle da operação, como o caso do controle de frotas, que além de acompanhar os veículos em tempo real, também é responsável pela manutenção preventiva, controle de gastos de combustível e de pneu.

O software para transporte também oferece a gestão da armazenagem, com histórico de movimentações, picking e gestão de demandas. Elementos que facilitam o controle de tudo o que entra e sai dentro da transportadora.

Como beneficio e diferencial dos outros softwares citados, é que atende amplamente todos os setores da empresa. No caso do comercial, permite ao gestor fazer desde a cotação de fretes e tabela de fretes parametrizáveis.  

No quesito operacional, além da emissão dos documentos fiscais feitas por meio de robôs e sem intervenção humana, a ferramenta de gestão integrada garante o Geoposicionamento de clientes com geração de ocorrências automáticas, o controle de carregamento e descarregamento com coletores e o controle de ocorrências com mercadorias.

Esse software também serve como apoio para as áreas financeiras e administrativas, com soluções que vão desde o faturamento inteligente da transportadora, como o acerto de viagens com os motoristas, integração com o banco, compras e estoque.

Para a área contábil, o software para transportadora oferece o balancete por unidade de negócio, controle patrimonial e emissão de livros fiscais.

Qual contratar?

A vantagem entre os diferentes de softwares para transporte é evidente. Ao invés de contratar várias ferramentas avulsas, que não são integradas entre si, o gestor pode contar com uma só plataforma, que é bem mais completa e com mais funcionalidades que as outras. 

Ficou interessado? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de vendas e solicite hoje mesmo uma demonstração de nosso ERP!