Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

Como manter o controle de matriz e filiais da transportadora

Com o sucesso da empresa, consolidação no mercado e um bom retorno financeiro, é inevitável não pensar em expandir os negócios. Mas esse movimento exige estratégia. É preciso ter um controle de matriz e filiais da transportadora.

Afinal, apesar de ser uma medida inteligente, a ampliação deve ser tomada após analisar alguns pontos importantes. Isso para que, no final, a filial não seja uma aposta ruim para a empresa.

Antes de planejar a expansão, é preciso avaliar se a transportadora já está estabelecida o suficiente para ter filiais. A desenvoltura dos gerentes de departamentos também é parte decisiva nessa expansão.

É preciso que estejam em um alto nível de maturidade para que saibam administrar com competência o crescimento da transportadora. Assim como o proprietário, que vai precisar delegar tarefas e responsabilidades. Mesmo quando se trata de uma empresa familiar.

Reunimos dicas importantes para auxiliar a manter o controle entre matriz e filias da transportadora com eficiência, mantendo o sucesso e serviço da empresa. Confira as ideias:

Mantenha o mesmo padrão de eficiência

Conhece aquele ditado: “em time que está ganhando não se mexe”? Em uma empresa também funciona assim. Apesar das filiais serem estabelecimentos diferentes da matriz, elas representam a mesma marca. Por isso, o primeiro ponto a ser levantado é sobre o padrão entre elas.

Para isso, é preciso criar um manual de regras que devem ser comunicadas assim que um novo franqueado se une à rede.

Neste documento, é preciso ter o registro de todas as orientações, comunicação visual e características da transportadora. Bem como missão, direitos e deveres, dos funcionários. Dessa maneira, manter o controle de matriz e filiais da transportadora fica muito mais fácil.

Esse passo é importante, pois os clientes precisam identificar a marca em qualquer uma das filiais, e não apenas na matriz.

Acompanhe o consumidor

Apesar da importância que é manter o mesmo padrão e modo operante, é preciso avaliar com atenção o tipo de público do local e se adaptar a ele. Afinal, cada região apresenta uma característica única que deve ser levada em conta para o sucesso dos negócios.

Em uma empresa como a transportadora, as diferenças entre regiões impactam no tipo de transporte que é necessário para suprir a demanda local. Por isso, é preciso levantar as necessidades daquele público para oferecer o melhor tipo de serviço destinado a eles.

Promova a comunicação entre filiais e matriz

Outro ponto a salientar se refere à comunicação entre as filiais. É comum que, por serem do mesmo segmento, acabe existindo uma competição entre elas. Porém, é muito mais efetivo que trabalhem juntas.

Por isso, para manter um melhor controle de matriz e filiais da transportadora com eficiência, é necessário estimular uma estratégia homogênea entre elas.

Dividir as estratégias que dão certo e comunicar o que não foi efetivo é uma boa forma de garantir bons resultados a todas. Em caso de ações promocionais e investimento com divulgação, o mais indicado é estender à cada filial, para manter uma estratégia unificada.

Controle as finanças individualmente

O controle financeiro das filiais fica na contramão das dicas sobre divulgação e ações promocionais. Para cada uma das filiais, é preciso implementar o seu próprio controle financeiro.

Isso porque não basta analisar os resultados individualmente. Cada filial tem uma identidade diferente e, portanto, isso deve ser levado em conta. Assim, é possível identificar caso uma das filiais não represente um atrativo financeiro. Para que ela não represente um peso para as demais.

Invista em um controle entre matriz e filiais automatizado

De nada vai adiantar delegar funções e confiar nos funcionários, se o quem está à frente da transportadora continuar sobrecarregado. Uma boa dica para que não fique sufocado tentando controlar todas as filiais e matriz é automatizar o controle de dados.

A maneira mais efetiva para esse controle entre matriz e filiais é contratar um serviço de gestão para a transportadora.

Dessa maneira, em um só software a matriz consegue ver o panorama de toda a empresa e filiais. Fazendo um controle efetivo de todos os dados gerados por cada unidade, é possível identificar possíveis gargalos e soluciona-los com rapidez e eficiência.

A Praxio tem o sistema de gestão certo para a sua transportadora, capaz de unir os dados importantes para o controle de matriz e filiais de forma eficaz, unificando:

  • Sistema financeiro: de maneira que o acesso aos dados de todas as unidades acontece em tempo real, facilitando para o gestor da área;
  • Controle de estoque e garagem, que permite a verificação imediata de deslocamento de mercadoria, evitando informações ambíguas ou tardias;
  • Regularização, que permite conferir os registros, evitando problemas legislativos.

Com a automatização, é possível gerenciar em menos tempo, com menos recursos e de forma muito mais produtiva.