Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

Controle da jornada dos motoristas: saiba como automatizar este processo!

Controle da jornada dos motoristas: saiba como automatizar este processo!

Entre tantas mudanças que ocorreram nos últimos 5 anos no setor de transportes, certamente a implementação da Lei 13.103/15, conhecida também como a “lei dos motoristas”, foi uma das mais impactantes para os empresários. Isso porque falta fiscalização por parte das autoridades e meios confiáveis de controle para os empregadores.

Para que a eficiência da lei não dependa apenas da boa vontade do motorista em compartilhar dados sobre paradas e repousos, uma alternativa é recorrer à tecnologia. Com a implantação de um software para o controle da jornada do motorista é possível capturar dados em tempo real e com isso atender às exigências previstas pela lei. A tecnologia também é uma forte aliada para cumprir outras demandas do setor.

5 vantagens do uso da tecnologia no controle da jornada do motorista

 

1. Melhor Roteirização

Como controlar a jornada do motorista sem saber com exatidão o que se espera da entrega? O software de roteirização serve justamente para isso. A partir dele, a equipe de planejamento traça o caminho, prevê os pontos de parada baseados na jornada de trabalho prevista por lei, e fornece ao cliente um prazo de previsão de entregas possível. Sendo assim, o motorista não precisa, e não deve ultrapassar o número de horas na estrada, pois o cliente não estará esperando antes da data combinada.

2. Cumprimento da lei

Ter a encomenda no prazo e em boas condições na mão do cliente é o objetivo maior de qualquer operação de entregas. Porém, as condições pelas quais isso é feito precisam ser viáveis e dignas tanto para a empresa, quanto para o trabalhador que está levando a encomenda. Garantir que o planejamento seja cumprido sem excessos ou falhas é a grande vantagem do uso dos softwares. Por meio deles, o controle da jornada do motorista pode ser feito em tempo real.

3. Monitoramento

Reunir informações e ter o controle da jornada do motorista é uma das funções que podem ser feita por um software de gestão de entregas. Quando ocorre algum evento, previsto ou não, a central de monitoramento é avisada. Por exemplo, se há um ponto de parada e o motorista realmente está com o caminhão em repouso, ótimo! Porém, se houve algum desvio de rota ou a parada prevista não foi cumprida, a central imediatamente é notificada e entra em contato com o motorista para saber o que aconteceu.

4. Transparência na relação de trabalho

Como você pôde observar existem soluções que simplificam o controle da jornada do motorista ao mesmo tempo em que cumprem outras demandas da rotina. Os exemplos que citamos são os softwares para a roteirização e gestão de entregas, que são aptos a receber um módulo para o controle da jornada do motorista. Mais do que simplesmente cumprir o que a legislação prevê, a tecnologia favorece a transparência na relação de trabalho, entre o empregador e o motorista e também no relacionamento com o cliente.

5. Custo

Um software que faça este tipo de controle online tem um custo consideravelmente menor na comparação com o tradicional relógio de ponto físico. Além disso, vale lembrar que não há custo com manutenção de equipamentos, com atualização e adequação de softwares e com armazenamento dos arquivos fiscais pelo período legal trabalhista exigido.

 

A Solução

Pensando em levar cada vez mais praticidade para o dia a dia das transportadoras, a Praxio acaba de lançar no mercado o Praxio Ponto Virtual, uma ferramenta que permite que o empregador tenha controle total da jornada do motorista, através do portal do empregador.

Com funcionamento simples, o empregador concede uma autorização para o funcionário, que deverá fazer download de um aplicativo interligado ao portal do empregador.

Ao fazer login no app o funcionário cadastra a hora de início da sua jornada de trabalho, que enviará a informação para o sistema automaticamente. Além disso, no caso de faltas, atrasos, antecipação do horário de início e incidência de horas extras o empregador receberá um alerta.

 

Quer saber mais informações sobre o Praxio Ponto Virtual? Agende uma demonstração gratuita com um dos nossos consultores.