O Brasil tem uma logística de entregas expressiva por transportadoras dentro do atual cenário de mercado. Portanto, ter o controle da jornada dos motoristas é parte importante dentro da operação. Afinal, respeitar a Lei do Motorista é essencial para manter as rodovias seguras para transitar.
Segundo levantamento da Confederação Nacional de Transportes (CNT), o volume de serviços do setor de transportes em fevereiro de 2021 já superava o de dezembro de 2020, contabilizando um crescimento de 8,7%.
Ainda segundo o Radar do Transporte, os serviços ligados ao de fretamento e transporte tiveram pouco impacto com a pandemia – no sentido de perdas. Entretanto, impulsionados pela pandemia, o serviço de transporte de cargas tem horizontes promissores quanto à demanda de serviço.
Dessa maneira, se atentar mais do que nunca para que a Lei do Motorista seja cumprida e a empresa não sofra punições, além de comprometer a segurança e andamento da operação, é um passo importante o atual cenário.
Para evitar que ocorram erros no cumprimento da jornada dos motoristas, pode-se recorrer ao uso da tecnologia. Por meio de soluções como software de controle de jornada do motorista é possível que essa gestão seja feita e calculada de maneira automatizada. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Vantagens do uso da tecnologia no controle da jornada do motorista
De acordo com a lei 13.103/15, vulgo lei do motorista, o condutor necessita de pausas no trajeto e também tempo de descanso entre uma viagem e outra. Sendo assim, monitorar esse tipo de atividade é importante para o gestor ter certeza de que a lei está sendo cumprida também pelo próprio motorista.
Entre as principais vantagens do uso da tecnologia no controle da jornada do motorista pode-se citar:
1. Melhor Roteirização
O software de roteirização funciona como um meio de controlar a jornada do motorista com precisão. Em outras palavras, através dele o time de planejamento consegue roteirizar o melhor trajeto e já planeja os pontos de parada para descanso exigido pela lei.
Além disso, com a roteirização o cliente consegue saber com mais exatidão a previsão de entrega de sua carga. Dessa maneira, o motorista não se sentirá pressionado a cumprir prazos irreais.
2. Cumprimento da lei
O principal objetivo e função de uma transportadora é entregar ao cliente sua encomenda em boas condições e no prazo acertado. De modo que, os acordos devem ser justos para todas as partes envolvidas e de acordo com a legislação.
Quando a transportadora investe em um software especialista, é possível fazer o controle da jornada do motorista em tempo real, o que assegura que o planejamento seja cumprido sem violar a legislação vigente.
3. Monitoramento
Um planejamento bem executado não termina ao se traçar as metas, ele continua por meio do monitoramento desses objetivos até que o maior deles seja feito: a entrega e a fidelização do embarcador. Consequentemente, isso aumenta a competitividade das transportadoras no mercado.
Em suma, o monitoramento das informações dispostas no software especialista em gestão de entregas também se alia à função de monitoramento da jornada do motorista.
De modo que, em caso de alguma eventualidade, a central de monitoramento é acionada. Sendo esse evento adverso ou simplesmente uma incoerência entre o plano de entrega e a conduta do motorista.
4. Transparência na relação de trabalho
Algo bom na tecnologia de soluções integradas é que elas nunca funcionam para uma só demanda. Prova disso, por exemplo, é que um software de monitoramento pode gerar outros dados que sanem outras demandas da operação.
Os softwares expostos até aqui são módulos de roteirização e gestão de entregas. Entretanto, são aptos a receber e cruzar informações da jornada do motorista. Portanto, além de colaborar para que a transportadora trabalhe dentro das leis trabalhistas, a tecnologia colabora com a transparência no trabalho e com os clientes.
5. Custos
Os custos com um software que faz esse tipo de controle é menor do que os com o relógio de marcar ponto. Ou seja, colocando na ponta do lápis, ter um software sai muito mais barato financeiramente e a empresa ainda ganha em produtividade e fluidez.
Ademais, os custos com manutenção, atualização e adequação do software, assim como armazenamento de arquivos fiscais (pelo período previsto por lei), não têm custos extras.
6. Menor risco de multas e acidentes
A Lei do Motorista existe não apenas para que se cumpra exigências trabalhistas, mas para que haja segurança no trânsito. Afinal, um motorista cansado tende a ficar mais suscetível a provocar acidentes e infrações na estrada, por exemplo.
Portanto, o uso da tecnologia na gestão da jornada do motorista tem a capacidade de evitar multas e fatalidades na operação.
7. Motivação dos colaboradores
Os motoristas sofriam com uma imensa pressão por produtividade nos anos anteriores à lei do Motorista. Como resultado, muitos desenvolviam problemas emocionais e até mesmo dependência de remédios para se manterem ativos e aguentarem longas horas ao volante.
Como resultado, uma transportadora que trabalhe de acordo com a lei da jornada do motorista e preze pelo seu cumprimento na organização consegue motivar os colaboradores.
Afinal, há a segurança e respaldo da transportadora sobre a qualidade de vida e bem estar do motorista. Além de todos os outros colaboradores envolvidos na operação que conseguem ter mais assertividade em suas atividades, tudo graças às demandas secundárias sanadas pela tecnologia.
Tecnologia como solução nas transportadoras
A escolha do melhor software para a transportadora é tão importante quanto a decisão de adotar um software para otimizar a operação. Portanto, é importante que a solução tecnológica tenha foco o setor de transporte rodoviário de cargas.
Pensando nas necessidades do gestor de transportes, através do software de gestão para logística, a Praxio oferece diferentes outras opções de soluções pra os seus clientes. Uma delas é o aplicativo de Ponto Virtual, que permite ao gestor ter total controle sobre a jornada do motorista.
Essa praticidade vem de encontro às necessidades específicas de uma empresa que trabalha com transportes e tem boa parte de sua equipe longe da garagem. Isto é, a Praxio mais uma vez provando que ter mais de 30 anos de experiência no setor faz toda a diferença no diálogo com o gestor de transportes.
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