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Como melhorar a carteira de clientes na transportadora

Lidar com a carteira de clientes na transportadora é fundamental para manter os negócios em atividade, para que assim a equipe conquiste resultados cada vez melhores. Porém, como deve ser o comportamento de prospecção?

A melhoria na carteira de clientes, principalmente quando se trata de logística de transporte rodoviário, é um desafio que demanda foco, persistência e resiliência. É preciso entender, antes de mais nada, com quem estamos lidando e que imagem queremos transmitir ao mercado.

O mundo moderno, equipado com tecnologia de ponta e acessível, permitiu uma nova postura de comportamento do cliente. Antigamente, ele era bombardeado de informações que, na larga maioria das vezes, não lhe fazia sentido ou se quer gerava interesse.

Hoje, é o cliente que dita as regras, obrigando as empresas a se adequarem a demanda e as constantes avaliações diárias de sua prestação de serviço. A negligência ou ignorância dos sinais resulta em fracasso e até mesmo o fechamento da empresa diante os seus competidores.

Entendendo o comportamento, a sua transportadora fará o que é necessário para manter seus clientes sempre por perto e presentes e, por fim, irá fidelizá-los para que assim busque uma nova clientela.

O desafio é grande. Consideremos que o Brasil, um país de dimensões continentais, depende exclusivamente do modal rodoviário para o escoamento e movimentação de cargas. Tudo o que consumimos, de grãos a produtos acabados, chega de caminhão.

Em um segmento em que a disputa se acirra entre transportadoras, cooperativas e transportadores autônomos, é preciso dominar o mercado e suprir os anseios de seus clientes para se destacar da concorrência.

Aqui, você terá dicas de como melhorar otimizar processos, aumentar a eficiência, reduzir custos e agregar valor, a fim de atrair clientes.

Carteira de clientes na transportadora: como aumentá-la sem perder foco e qualidade?

Quando aumentamos o número de clientes em nossa carteira, geramos a possibilidade de novos negócios e, consequentemente, conquistamos um aumento no faturamento. Logo, a transportadora consegue apostar em novos investimentos, sejam estes internos ou externos, se consolidando dentro do seu nicho de mercado.

Mas, se continuamos com um determinado número de clientes e temos a intenção de aprimorar processos para que eles possam ser fidelizados, existem algumas práticas que podem ser adotadas internamente que farão diferença na operação diária. Veja alguns exemplos.

Conheça e mantenha a performance da sua frota

Conhecer o seu ativo de trabalho é essencial e obrigatório. É com ele que a sua empresa conquista mais clientes e consegue desenvolver o trabalho de uma maneira séria e concisa.

Por isso, o gestor deve conhecer toda a sua frota, especificações, modelos de caminhões e, acima de tudo, respeitar rigorosamente o calendário de manutenção, para que as reposições de peças, trocas de óleos e outros lubrificantes e jogos de pneus sejam realizadas no período estipulado.

Quanto melhor a manutenção, maior é a disponibilidade de caminhões que sua transportadora pode oferecer, se sobressaindo entre as demais concorrentes de mesmo porte.

Delegue tarefas a transportadores autônomos terceirizados

Quando sua transportadora, por ventura, não conseguir suprir uma determinada demanda de entrega, convém delegar este serviço a transportadores autônomos. Hoje, existem plataformas virtuais para a sua contratação.

No caso, o embarcador busca motoristas interessados em receber um frete já estipulado para um determinado serviço. Isso não significa, entretanto, que a sua transportadora não é responsável por toda a movimentação da carga, que acontece desde a retirada do produto no armazém até a sua entrega ao destinatário.

Esteja antenado ao mercado

O bom e velho networking nunca falha. Por isso, é sempre interessante que a sua transportadora esteja antenada aos acontecimentos do mercado, não dependendo apenas no que sai nos jornais diários.

Dessa maneira, invista o tempo de seu gestor no comparecimento de feiras e eventos de logística. Algumas delas possuem repercussão internacional.

Aumente a eficiência na operação

Certamente, aumentar o nível de eficiência operacional é uma das melhroes formas de atrair e reter clientes. Afinal, além da boa performance, quando a transportadora consegue reduzir custos, ela pode negociar melhores ofertas com seus clientes.

Isso significa que, quando a empresa está em ordem, ela consegue oferecer o melhor custo-benefício.

Uma forma de fazer isso é apostando em tecnologia especialista para transporte, uma vez que permite a integração de dados de toda a empresa. Assim, facilitando a gestão, e garantindo a assertividade quanto aos dados para planos de ação.

Um bom software economiza tempo devido a automação de processos. É o mesmo que evitar retrabalhos e erros ao longo das tarefas, principalmente na emissão de documentos de transporte.

Outro ponto primordial são os aplicativos integrados a esse sistema, que permitem uma visão em tempo real do que ocorre com os motoristas, além do acompanhamento de status de entregas.

Como otimizar sua carteira utilizando softwares inteligentes de gestão

Da sigla Enterprise Resource Planning, este software baseado em cloud computing coleta todas as informações dos departamentos de sua empresa e as aloca em um único ambiente, acessível a todos os seus colaboradores.

O ERP Carga e Logística, da Praxio, também consegue otimizar a gestão de informações logísticas e operacionais de sua frota.

Com as tarefas melhoradas, todo o trabalho estratégico e planejamento da empresa fica por conta da sua equipe, reduzindo custos extras e aumentando a produtividade da companhia ao máximo.

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