Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

Business Intelligence e o futuro do transporte rodoviário de passageiros

As técnicas de Business Intelligence e a gestão de transporte rodoviário precisam estar ligadas para o sucesso da empresa. Isso porque a inteligência de negócios é um sistema integrado utilizado para captar, analisar e armazenar todos os dados de uma empresa.

Servindo como uma importante ferramenta para mensurar os resultados da empresa e trazer um norte para os próximos passos para a operação, o BI permite estruturar as novas estratégias para o crescimento da empresa.

Embora não seja uma grande novidade no mundo dos negócios, no setor de transporte, o BI ainda é um diferencial para ajudar a empresa a traçar novas estratégias. Assim, a ferramenta explora as inúmeras vantagens que a inteligência de mercado pode oferecer ao seu negócio.

Business intelligence e o transporte

Parte indispensável para o bom funcionamento do negócio, os relatórios são fundamentais em qualquer área de atuação, pois ajudam a enxergar tudo o que acontece dentro da empresa, fator que permite manter o equilíbrio da operação de todos os setores e departamentos da empresa.

Por gerarem um panorama completo de todos os setores, fazem uma leitura aprofundada de cada departamento, possibilitando relatórios específicos que permitem gerar estratégias personalizadas a fim de gerar melhorias para a empresa.

Controle das finanças

Outra funcionalidade presente na ferramenta de BI é o controle financeiro, por meio de uma leitura completa dos gastos e lucros da empresa, a ferramenta permite ao gestor analisar com facilidade todos os resultados, e ver onde existem escapes de dinheiro.

Também possibilita estudar o fluxo de caixa, armazenar os dados, comparar as informações, identificar os padrões do negócio, entre outras funcionalidades que permitem manter a saúde financeira da sua empresa de transportes de passageiros.

Outro recurso importante é a análise de resultados dos veículos, disponibilizando informações como o Custo por Carro e o Custo por KM, permitindo ao gestor estudar o consumo de combustível de cada veículo, bem como resolver problemas da operação. Por exemplo, componentes que aumentam o gasto com diesel, ou até mesmo verificar a forma de direção dos motoristas.

Identificação de falhas nos processos

Assim como a ferramenta permite descobrir problemas relacionados ao gasto excessivo de combustível, o BI possibilita enxergar tudo o que acontece na empresa, fator que ajuda o gestor a enxergar as falhas na operação, a saber:

  • Viagens por clientes, extras ou canceladas
  • Veículos utilizados
  • Dados de recebimento, pagamentos e inadimplência

Agilidade como aliada

O mau uso do tempo deve ser um dos grandes vilões da produtividade dentro das empresas. E em empresa de transportes de passageiros não é diferente. Por isso, investir em um software de Business Intelligence no transporte pode ser a saída para otimizar o tempo dentro do seu negócio.

Isso porque, se antes a empresa precisava buscar os dados de todos os setores, tudo passa a estar reunido em um único lugar. Agregando, assim, todos os indicadores relevantes para a operação, facilitando o processo e poupando horas de trabalho.

Como escolher um serviço diferenciado para a sua empresa de transportes?

Até aqui, ficou evidente todos os benefícios que o software de business intelligence pode garantir para a sua empresa de transportes. Mas, afinal, como escolher um software para a empresa de transporte? A primeira dica é buscar uma ferramenta que seja adequada ao seu negócio.

Existem muitos softwares genéricos no mercado, uma dica é investir em uma plataforma feita por uma empresa especialista em soluções para o setor de transportes e logística. Dessa maneira, você garante a contratação de um serviço que entende as dores e soluções necessárias para sua empresa de transportes.

Outros fatores a se levar em conta na hora de escolher o programa é na usabilidade. Se o serviço for hospedado em nuvem, por exemplo, possibilita o acesso de qualquer aparelho com acesso a internet, como tablets, celulares e computadores.

Além disso, vale levar em conta a facilidade de implementação do software de BI, bem como se ele possibilita a integração nativa com um sistema de gestão integrada – facilitando o acesso as informações da empresa, e a facilidade de inclusão de novos Key Performance Indicator (KPI), usado para medir o desempenho da ferramenta.

Isto é, a simplicidade no uso, que deve ser feito de forma intuitiva e rápida também pode ser um indicativo para a escolha do software de BI.

Praxio BI

A Praxio, líder em soluções para empresas de transporte de passageiros, possui um sistema de BI, que traz a agilidade necessária para uma análise profunda e detalhada dos dados do ERP de forma rápida e segura.

A ferramenta disponibiliza dashboards inteligentes que simplificam a visão dos seus resultados, apresentando as informações gerais por departamento, filial ou empresa. Outra vantagem está no controle total da operação com uma plataforma intuitiva, facilitando todo o processo de análise de dados da empresa.

Entre em contato com um dos nossos consultores e veja como o BI da Praxio pode te ajudar!