Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

Automação e tecnologia do transporte de carga

Com o mercado em constante evolução, é impossível não pensar na tecnologia como aliada. Isso porque, com ela, a empresa se torna mais competitiva entre seus concorrentes. Assim também ocorre com a transportadora. Afinal, a tecnologia do transporte de carga atua na otimização de procedimentos logísticos, e aprimora o serviço oferecido sem aumentar o custo operacional.

Quando pensado em um primeiro momento, o investimento em software pode parecer alto demais, fazendo com que os gestores não considerem adquirir a ferramenta como uma estratégia para melhorar o desempenho e a competitividade.

Porém, quando os gestores analisam os benefícios garantidos pela tecnologia do transporte de carga, fica evidente o custo-benefício que a tecnologia de gestão para o transporte pode trazer. 

Para ajudar o gestor da transportadora na decisão, reunimos as vantagens garantidas pelo software de gestão integrada. Confira!

1. Controle sobre a frota

O software de gestão integrada permite ao gestor visualizar todas as informações referentes aos veículos. Nesse sentido, controle de manutenção, localização de veículos, dados de abastecimento e controle de pneus são feitos de forma automática e em tempo real.

Ou seja, o gestor consegue apurar a quilometragem percorrida por rota e avaliar o consumo de combustível, por exemplo. Assim, pode ver qual veículo ou rota está custando menos para a empresa, ou representando prejuízo para a transportadora.

Outra vantagem garantida pela tecnologia do transporte de carga é a segurança para a movimentação de mercadorias proporcionada pelo geoposicionamento – com geração de ocorrências automáticas, bem como controle de carregamento e descarregamento do caminhão no armazém ou no cliente.

Há, também, o aplicativo mobile, que possibilita o recebimento da programação de serviços, sequências, registros de baixas dos serviços executados, entre outros recursos.

2. Obrigações fiscais em dia

Não é novidade que a emissão de documentos fiscais feita de forma imprecisa pode prejudicar a transportadora e trazer, consequentemente, multas e gastos desnecessários. A Secretaria da Fazenda exige da transportadora uma série de procedimentos para emissão e validação dos documentos fiscais antes que a etapa de remessa seja iniciada.

E tudo isso exige tempo e recursos da equipe. Nesse sentido, a automação pode ser a solução para evitar erros.  O software de gestão traz como benefício a emissão de documentos fiscais de forma automatizada, evitando as temidas inconsistências na operação.

3. Gestão compartilhada pelo cliente

A experiência dos seus clientes também tem papel importante. Afinal, a fidelização de clientes é uma conquista essencial para a rentabilidade da transportadora.

A tecnologia no transporte permite a consolidação de informações em um amplo painel de indicadores dos mais variados. Dessa maneira, é possível repassar ao cliente embarcador informações como, por exemplo, quanto os veículos faturam, quilometragem rodada, disponibilidade da frota, entre outros dados que permitem uma gestão compartilhada do transporte de cargas.

4. Planejamento da rota ideal para cada entrega

Como já citado, a tecnologia do transporte de cargas torna o processo mais seguro e eficiente. Nesse sentido, o software permite o cruzamento de informações de entrega, facilitando a visualização de toda a operação. Assim, o gestor pode estruturar rotas eficientes, levando em conta custos como, por exemplo, combustível e pedágios.

Além disso, permite que o gestor acompanhe o motorista caso ele realize algum desvio imprevisto.

Software de gestão

A Praxio, empresa referência em soluções para o setor do transporte rodoviário, disponibiliza uma solução ERP para o Transporte de Carga, Logística e Armazenagem com inteligência artificial que automatiza o processo e dispensa a intervenção humana.

Portanto, a ferramenta aumenta a eficiência das tarefas da transportadora e reduz custos, reunindo os benefícios do BackOffice, TMS e WMS de forma simples e intuitiva. Entre em contato e saiba como funciona o processo de aquisição das soluções Praxio para sua empresa.