Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

Aplicativo para abastecimento: como fazer na gestão de frota

Para quem deseja economizar no combustível, a melhor saída é aderir a um aplicativo para abastecimento. Disponível tanto para pessoas físicas como para frotas, é possível controlar os gastos de consumo, localizar postos onde o preço é mais em conta e, claro, poupar dinheiro de maneira inteligente.

Na gestão de frotas, sabemos que o consumo de combustível é um dos maiores gastos dentro de uma transportadora. Não somente, o valor pago na bomba varia dentro dos municípios e nas diversas cidades e estradas do nosso Brasil.

Trata-se de um desafio contínuo dos gestores logísticos, que devem se atentar às realidades do mercado, com os frequentes reajustes do combustível infelizmente sempre subindo.

Com a modernidade e a tecnologia de ponta disponível, este problema consegue ser amenizado gradativamente, de maneira sistemática e bastante inteligente, através de softwares de gestão e dos aplicativos de abastecimento.

Estes aplicativos já estão no nosso cotidiano. Há uma imensa variedade deles para pessoas físicas, e nada impede que também possam ser utilizados por transportadores autônomos. Muitos destes apps oferecem o chamado cashback, ou seja, a empresa “devolve” parte do dinheiro de uma compra efetuada pelo usuário, para que ele usufrua da quantia num próximo abastecimento ou compra qualquer.

É o caso do app AME, das Lojas Americanas, que oferece descontos nos postos BR, ou do Shell Box, para os postos Shell e o Abastece Aí, da rede Ipiranga. Todos funcionam de maneira similar, contemplando gasolina, etanol e óleo diesel.

No caso da AME, o cashback acontece quase que imediatamente, com os valores liberados em até 7 dias úteis ou mais, cujo valor não ultrapassa 20 reais. Dentro de uma realidade vivida por um caminhoneiro, este valor faz uma tremenda diferença no fim do mês, não é mesmo?

Preparamos este post para explicar como um aplicativo para abastecimento pode se integrar com um ERP.

Vamos lá!

Aplicativo para abastecimento: como funciona

Um aplicativo de abastecimento, dentro da realidade da gestão de frota, serve exclusivamente para otimizar o tempo na hora de lidar com as despesas em combustível de diversos veículos.

Uma transportadora que possui frota razoável, entre 5 a 10 caminhões, possui diversas encomendas e múltiplos destinos. Com isso, o gestor deve se atentar ao consumo da frota, além de multas e pedágios que podem surgir durante os diversos percursos.

Logo, o consumo de combustível, se não for devidamente gerenciado, pode se tornar uma bola de neve incontrolável.

O aplicativo para abastecimento vem para facilitar todo este processo, uma vez que é possível gerenciar, sem a necessidade de um computador, tudo o que acontece com o consumo de combustível de sua frota em tempo real.

O aplicativo é interativo e integrado com a base de dados necessária para administrar o abastecimento dos veículos, oferecendo maior conforto ao gestor logístico e aos motoristas envolvidos nas movimentações.

Aplicativo de abastecimento com ERP

Quando um aplicativo para abastecimento é integrado a um poderoso software de gestão, como é o caso dos ERP da Praxio Tecnologia, todo o processo muda de figura e para melhor.

As informações são transmitidas diretamente do app para o ERP, facilitando a visualização e checagem de dados pelos gestores logísticos e responsáveis pelo departamento financeiro.

Em outras palavras, em qualquer situação anormal, como saldo insuficiente ou problemas de pagamento, a ocorrência é solucionada em tempo ágil para que o motorista (e a transportadora) não atrasem a entrega.

Não somente, é recomendável que o gestor logístico oriente os motoristas a procurarem abastecer sempre nos melhores postos que, na medida do possível, possuem preços convidativos e justos.

Por isso, é importante que o gestor faça o acompanhamento dos custos de combustível de sua frota, ainda que remotamente, de modo que faça uma administração simples e rápida com as despesas diárias de óleo diesel.

O que faz um software ERP?

O software ERP, da sigla Enterprise Resource Planning, consegue coletar, armazenar e otimizar diversas informações e processos de uma empresa utilizando inteligência artificial.

Todos os principais dados dos departamentos de uma empresa ficam alocados na nuvem, sendo acessados mediante login e senha e uma conexão de Internet. Em suma, o ERP realiza todas as tarefas burocráticas dentro da rotina empresarial, de modo que não haja falhas.

Dentre as tarefas, podemos citar:

  • Agendamento de salários dos colaboradores
  • Quitação e agendamento de tributos
  • Gerenciamento de contas fixas, como luz, gás, água e aluguel
  • Relatórios financeiros diversos
  • Fluxo de caixa e saldo disponível nas instituições financeiras

Este software está presente no comércio, prestação de serviços, lojas diversas, multinacionais de todos os portes e, claro, no segmento logístico e de mobilidade urbana.

No transporte rodoviário, a Praxio desenvolve softwares de gestão que realizam todas estas funções e, como diferencial, também coletam e otimizam dados operacionais e logísticos da frota.

Com ele, é possível realizar as seguintes tarefas:

  • Manutenção de frota
  • Gestão de armazém ou galpão
  • Gerenciamento de documentação logística
  • Pagamento de tributos logísticos diversos
  • Gestão de combustível com app integrado
  • Gerenciamento de consumo de pneus e peças de reposição

Ou seja, todas as tarefas burocráticas, que antes eram custosas e passíveis a erros, são automatizadas, sem margens de erro pois não há intervenção humana. Os processos estratégicos e mais complexos ficam a cargo dos colaboradores da transportadora.

Se interessou? Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe de vendas para conhecer todas as soluções em gestão logística inteligente que a Praxio pode oferecer para a sua frota, seja ela do ramo de cargas ou de transporte de passageiros.