Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

5 ações para a transportadora vencer a concorrência

Quem está à frente da transportadora sabe como tem sido difícil administrar e se manter lucrativa com a desaceleração da economia dos últimos anos. Nesse sentido, para driblar a concorrência e se manter competitivo no mercado, os gestores precisam buscar ações para a transportadora recuperar o fôlego diante da crise financeira.

O gestor precisa pensar além dos processos de transporte e logística, e buscar saídas para controlar a operação de maneira correta. Assim, aumentando não só a qualidade de serviço, como também diminuindo os custos e ganhando vantagens competitivas no mercado.

Antes de qualquer ação operacional, é preciso estudar os concorrentes, descobrir o que eles fazem, como atuam no mercado e quais são os seus pontos fracos. Afinal, ao saber como a concorrência atua, fica mais fácil traçar novos caminhos para a sua transportadora.

Do mesmo modo, conhecer seu público-alvo também é imprescindível para superar seus concorrentes. O gestor deve identificar as demandas, desejos, necessidades e expectativas, a fim de definir estratégias assertivas.

Por isso, neste post, você confere boas ações para a transportadora a aumentar a sua competitividade no mercado e vencer a concorrência!

1. Monitoramento no transporte de cargas

Um dos processos fundamentais para o sucesso de qualquer operação é o monitoramento. Afinal, o objetivo principal do contratante é ver os seus produtos sendo entregues da maneira planejada e acordada com a transportadora contratada. O monitoramento é importante para que essa entrega seja garantida com eficiência e qualidade.

Nesse sentido, quando falamos de um segmento competitivo como o rodoviário, pensar em uma gestão compartilhada na logística de transporte junto aos embarcadores pode representar um diferencial no monitoramento do serviço.

Isso porque a operação de transporte, uma vez que a gestão está em dia, é transparente e segura. Assim, os dados podem ser acessados tanto pelo transportador, bem como o embarcador – integrando processos e avaliando resultados em conjunto.

Em suma, tecnologias que permitem a extração de dados da operação em tempo real, bem como um BI (Business Intelligence) integrado, são boas pedidas para a estratégia da transportadora.

Avisos de recebimento automáticos, aplicativos para motoristas durante a operação e sistemas que realizam a emissão e o controle exato de documentos de transporte, por exemplo, também estão entre as tecnologias mais utilizadas atualmente no transporte, representando diferenciais entre os clientes embarcadores.

2. Redução das perdas

Pensar em uma gerenciadora de risco também é importante, pois traz a segurança da carga. Isso porque, com o número de roubos crescendo nas estradas, é um diferencial e tanto oferecer aos clientes a segurança da carga durante todo o trajeto. 

Apesar do custo da implementação, vale a pena o investimento, já que o prejuízo pode ser bem maior.

3. Automatização de processos

Entre as tecnologias disponíveis, o software de gestão integra todos os setores da empresa, o que permite reunir em um só lugar as informações pertinentes ao negócio, agilizando a tomada de decisões e diminuindo os riscos de erros.

Além disso, com todos os dados na tela, fica mais fácil analisar o que está dando de errado e traçar novas estratégias para a sua transportadora.

 O sistema de gestão integrada garante a automatização de processos, o que resulta em diminuir possíveis erros na logística. Dessa maneira, é possível gerenciar o fluxo de caixa da transportadora de forma mais eficiente do que com planilhas obsoletas.

4. Marketing como aliado

Você sabe a função do marketing? Ele é responsável por garantir visibilidade para a empresa, tornando a empresa conhecida pelo público e mercado.

Afinal, não adianta oferecer um bom e serviço se o cliente não souber que a sua empresa existe. Nesse sentido, caso você não tenha um setor responsável pelo marketing, é possível buscar prestadores de serviço que ajudem a agregar valor à sua transportadora.

5. Melhoria de serviços

Existem algumas maneiras assertivas para melhorar a prestação de serviço e contribuir como uma das ações para a transportadora se destacar. A saber:

  • Treine os seus colaboradores: Melhor do que buscar talentos fora da transportadora, que tal oferecer treinamentos e workshops para treinar os colaboradores. Dessa maneira, quanto mais aptos para realizar um trabalho, melhor será a entrega.
  • Converse com os clientes: Nada melhor do que o feedback dos seus clientes para saber os seus pontos de acerto e erro durante todo o processo de logística. Por isso, ouça o que eles têm para dizer, assim fica mais fácil melhorar a qualidade dos seus serviços e superar os seus concorrentes.

ERP para a transportadora

Especialista em tecnologias que facilitam o dia a dia das empresas de transporte rodoviário, a Praxio possui o ERP Carga e Logística, um software de gestão integrada que conta com a automação para agilizar processos, aumentar a eficiência das tarefas e reduzir custos.

Entre em contato para saber mais!